A Semana Acadêmica da Comunicação iniciou de maneira brilhante.

A convidada da primeira noite foi a Profª Dra. Issaaf Karhawi, que recentemente lançou o livro De Blogueira à Influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. A obra é resultado da tese de doutorado, defendida pela autora na ECA-UCS, e serviu de base para a definição da temática da noite, apresentada pelo Diretório Acadêmico de Relações Públicas.

Com o tema Estratégias de influenciadores digitais: da teoria à prática, Karkawi propôs uma reflexão sobre os processos de transformação nas formas de produção de conteúdo e na profissionalização da internet, como um novo espaço para o fazer comunicacional.

Issaaf iniciou sua fala explicando sobre os influenciadores digitais e a construção de suas identidades, que emerge de um papel de liderança legitimado, que garante autonomia e popularidade dos sujeitos na rede.

Ao abordar a construção do relacionamento estabelecido entre influenciadores e seguidores, destacou a lógica da identificação, da projeção e da visibilidade como elementos essenciais à aproximação e envolvimento.

Enfatizou a importância da produção de conteúdo como uma estratégia que deve ser baseada em 3 pilares: a criação de relações íntimas (constituída pela lógica da autenticidade do influenciador), a estratégia de co-construção (onde a audiência ganha vez e voz) e a horizontalidade (comunicação lado a lado).

Nos desdobramentos apresentados, discutiu a relação marcas e influenciadores, destacando o alcance, a ressonância e a relevância como os fatores mais procurados para as estratégias de acionamento. Por fim, tratou das questões éticas envolvidas nestas relações.

Com um olhar crítico, ao longo da noite Issaaf apresentou um panorama atual sobre o assunto e proporcionou compreensão a respeito dos comportamentos emergentes na cultura das redes. Sem dúvida um momento de muita partilha, conhecimento e aprendizado.

Para quem perdeu, segue o bate-papo abaixo:

Sobre a palestrante: Issaaf Karhawi é jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Pesquisadora do COM= (ECA-USP); Docente no CELACC (USC) e na Digital House. Autora do livro “De Blogueira à Influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira”, pela editora Sulina.

Autora: Profª Jussânia Albé

Deixe um comentário