Estudantes da UCS têm benefícios no programa, que oferece diferentes modalidades de ensino em oito idiomas

O Programa UCS Línguas Estrangeiras oferece aos alunos e à comunidade externa a oportunidade de entrar em contato com um novo idioma. Em nível de extensão são ministradas aulas nos seguintes idiomas: alemão, espanhol, chinês francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros.

As matrículas do segundo semestre dos cursos regulares do UCS Línguas Estrangeiras estão abertas até o dia cinco de agosto; já as aulas começam dia oito de agosto.

Os alunos que já fazem parte do programa podem realizar rematrícula via UCS Virtual. Após acessar a aba de “Extensão”, basta clicar em UCS Línguas Estrangeiras e depois em Matrículas.

A abordagem de ensino tem como propósito uma interação efetiva, envolvendo habilidades linguísticas para a boa expressão e compreensão nos campos oral, escrito e auditivo. Neste sentido, o curso é estruturado com base no Quadro Comum Europeu para Línguas (QCER), atribuindo ao aluno certificação ao final dos cursos. O Quadro Comum Europeu para Línguas estabelece um padrão do nível de proficiência em um idioma, reconhecido internacionalmente. O parâmetro envolve  aprendizagem, ensino e avaliação, contando com seis níveis de proficiência em  uma língua estrangeira. Para saber acesse o site da União Europeia.

A partir desse padrão e levando em consideração os critérios de frequência mínima e aproveitamento no curso, a Universidade oferece as seguintes modalidades de ensino: 

  • Cursos Regulares: ensino contínuo da língua, ocorre, em no mínimo 6 semestres, atendendo os níveis do QCER: básico, intermediário e avançado;
  • Cursos Especiais: atendem a necessidades específicas, como cursos preparatórios para exames internacionais e estratégias de leitura para Mestrado e Doutorado. A duração do curso é reduzida;
  • Cursos Intensivos: a duração ocorre somente em meses específicos do ano, de período curto, mas com frequência diária e em horário especial; 
  • Cursos Semi-Intensivos: são encontros presenciais associados a aulas virtuais que ocorrem semanalmente, visando aos alunos de língua inglesa e espanhola, com o ritmo de 8 horas-aulas semanais, cursando dois semestres em um;
  • Cursos Modulares Online: com o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado em um período mais curto. As aulas acontecem de modo síncrono e assíncrono, uma vez por semana. São 40 horas-aula para a finalização do módulo de estudo. 

As inscrições para o primeiro período de aulas dos cursos modulares estão abertas até o dia 8 de agosto.  As atividades começam dia 15 de agosto e vão até o dia 8 de outubro. Alunos de Graduação da UCS matriculados no currículo R podem utilizar seu saldo de horas, sem custo para cursar os módulos. Para saber mais, clique aqui.

O Programa UCS Línguas Estrangeiras organiza as turmas de acordo com a faixa etária e o nível dos estudantes, buscando um número reduzido de alunos. Também são diferenciais as aulas comunicativas com recursos tecnológicos digitais em ambiente universitário; o acesso ao Sistema de Bibliotecas da UCS e ao Laboratório Multimídia de Línguas; a participação em atividades de imersão turístico e cultural; a realização de exames internacionais de língua estrangeira e o aproveitamento das horas dos cursos de línguas como atividades complementares nos cursos de Graduação da Instituição.

Os alunos da UCS e egressos possuem descontos especiais nos cursos com 80 horas-aula por semestre, ou seja, quatro horas-aula semanalmente, que podem ser completadas em um ou dois dias da semana. 

Para quem já tem conhecimento prévio da língua, é possível fazer o teste de proficiência online para, então, efetivar a matrícula. Basta acessar a aba de matrículas e, após, o contato da equipe é via email.

Quer saber mais sobre o Programa? Acesse o site.

Para entrar em contato com o UCS Língua Estrangeiras:

Telefone: (54) 3218-2435

Whatsapp:(54) 999-731558

Email: ucslinguas@ucs.br

Localização: Bloco L – Sala 101 A – Cidade Universitária

Foto de capa: Freepik

Autora: Júlia Finger

Deixe um comentário