Conheça um pouco mais sobre a história do curso de PP, saiba o que é publicidade propaganda e como ingressar na Universidade

No ano de 1999 foi lançado o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Universidade de Caxias do Sul, as principais disciplinas sempre foram ministradas no bloco T, antigo CETEL. A professora  Anya Sartori Piatnicki Révillion foi a primeira coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, entre 02/08/1999 até 31/05/2000. Em seguida, a coordenação ficou com a professora Ana Denise Figueira Rodrigues, de 01/06/2000 até 13/03/2003. Depois, a função foi exercida pela professora Fabiane Rosana da Silva, de 13/03/2003 até 30/06/2006. 

O professor Eduardo Luiz Cardoso foi o 3° coordenador com mais tempo no cargo. Ele começou no dia 01/07/2006 e permaneceu até 31/07/2007, após foi coordenador novamente entre 01/08/2007 até 01/08/2009.  O próximo professor a assumir o cargo de coordenador do curso de PP foi César Steffen, de 01/08/2009 até 28/02/2010. 

O segundo coordenador com mais tempo no Curso de PP foi Marcelo Wassermann, que começou no dia 01/03/2010 à 31/07/2012 e foi escolhido mais duas vezes, nos períodos 01/08/2012 até 01/08/2016 e 01/08/2016 á 28/02/2017.  Quando assumiu a função o professor Ronei Teodoro da Silva, em 01/03/2017 e permanece até hoje, sendo o coordenador mais longevo da história do Curso.      

O Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda tem como objeto de estudo a produção de campanhas publicitárias em veículos impressos, eletrônicos e digitais. O publicitário é, de modo geral, um realizador. Ele cria, produz e divulga campanhas de publicidade. Ainda, analisa o produto ou o serviço oferecido e o mercado a que se destina, para determinar a melhor forma de apresentá-lo ao público e promover a sua venda. O profissional também atua como social media, faz pesquisas para avaliar o impacto da publicidade sobre o consumidor. Em agências de publicidade, dedica-se à criação, à mídia, à produção ou ao planejamento administrativo, bem como ao relacionamento com o cliente. Isso tudo faz do publicitário um profissional versátil no campo da comunicação.

Assim como nos demais campos de atuação, na  área de PP há amplo espaço de trabalho,  como em agências de publicidade, produtoras de áudio e vídeo, escritórios de design gráfico, web design e editoração eletrônica,  departamento de marketing, promoção, consultorias e anunciantes em geral. O publicitário também pode atuar de forma autônoma, prestando assessoria.

O aluno de PP da UCS entra para aprender com professores competentes, equipamentos modernos e melhor infraestrutura. Estão à disposição dos estudantes: estúdios de fotografia, de rádio e de TV, laboratórios de informática, ilhas de edição e salas de aula. Outro destaque é a  Agência Experimental de Comunicação. Na AEC os alunos têm a oportunidade de começar, desde o início do curso, sua inserção no mundo do trabalho, acompanhados por professores que supervisionam as atividades.

Você gostou do curso de Publicidade e Propaganda ? Quer saber mais, acesse ucs.br.

Vamos agora para os depoimentos de um egresso do curso, do coordenador do curso, de uma aluna do segundo semestre.  

Miguel Zamboni (formado em PP e supervisor da AEC)

“O curso de Publicidade e Propaganda foi o alicerce fundamental para a minha carreira. Ele não apenas me forneceu um conhecimento sólido, como também desenvolveu minha criatividade e capacidade de inovar.  Mais do que uma formação, foi o trampolim que lançou minha carreira e me permitiu explorar e transformar ideias em projetos reais e fazer o trabalho com mais qualidade e bons resultados.”

Ronei Teodoro da Silva (Coordenador do curso de Publicidade Propaganda) 

“É a realização de algo que comecei a construir lá atrás, quando eu ainda era aluno. Lembro-me dos meus colegas elogiando a facilidade que eu tinha de explicar os trabalhos nas apresentações. Também, era gratificante ajudar aqueles que tinham dificuldade de entender o conteúdo de algumas aulas. Minha relação com o ambiente universitário vem desde cedo, quando eu com 2 anos de idade. Minha mãe era funcionária da Unisinos e me levava junto com ela ao trabalho, nos sábados de manhã, pois não tinha com quem me deixar. Eu ficava fascinado com tudo que via lá. Era tudo muito grandioso e importante. Eu ansiava o dia que eu poderia estudar e fazer parte daquele mundo. Escolhi PP porque sempre gostei de desenhar e criar histórias. Na época, era a profissão que mais aproximava essas duas paixões. Então, um pouco antes de me formar, já tinha decidido que me tornaria um professor universitário.”

Tamyres Donbrovisk Rodrigues (aluna do segundo semestre em PP)

“Como sempre fui uma criança comunicativa, não poderia escolher curso melhor a não ser o de PP. Além de ser uma área muito ampla, me proporciona muitas oportunidades no mercado de trabalho, mesmo estando cursando apenas o segundo semestre”.

Autor: Bruno Lazaretti

Supervisor: Jacob Hoffmann

Deixe um comentário