A Rádio Comunicaverso entrevista um jovem talento do jornalismo gaúcho

Marco Matos é um jornalista formado pela Universidade de Caxias do Sul, sendo atualmente, apresentador da RBS TV, onde apresenta o Jornal Do Almoço e Redação RS. Antes de exercer esta função na emissora, Marco foi repórter por oito anos, assim realizando reportagens por muitos lugares do estado como Santa Cruz do Sul e Lajeado, sempre descobrindo e inovando na arte de informar. 

Desejando se tornar jornalista desde a adolescência, Marco começou o curso e, logo em seguida, arrumou uma vaga de estágio na própria Agência Experimental da Instituição, ainda na época da Frispit. Em seguida, ainda na condição de estagiário, ele conseguiu entrar para a equipe da RBS TV Caxias, em 2012.  Matos também teve passagem pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná.

O apresentador relatou as dificuldades e desafios enfrentados durante a pandemia, pois antes da mesma, as matérias sempre eram gravadas fora do estúdio. Com a chegada dos dias de confinamento, Matos foi um dos primeiros a ficar trabalhando em casa,  com apenas um celular e um notebook, o que exige muita inovação e a necessidade de se reinventar na profissão. Ele também ressalta que entrevistou familiares de vítimas que perderam a vida para a Covid-19, tarefa desafiadora, já que ao mesmo tempo em que passava informações, precisava lidar com a dor de entes queridos também atingidos pela pandemia.

O jornalista, questionado a respeito da sua sexualidade,  falou abertamente sobre o assunto, pois também possui um papel muito representativo para a comunidade LGBTQIA + no ramo do jornalismo. Matos ressaltou que cada um é o que é, e isso não  afeta a vida profissional de alguém, pois, independente do que somos, é necessário respeitar e fazer o trabalho com muito esforço e dedicação para alcançar o sucesso na carreira. Por fim,  o apresentador relembrou alguns dos momentos mais gratificantes e marcantes de sua trajetória. Um deles é o famoso episódio com os cachorros numa reportagem feita em Cambará do Sul. 

Matos enfatizou que se sentiu muito feliz em participar desse momento de comemoração dos trinta anos do jornalismo da UCS e desejou muito aprendizado e sucesso no caminho de futuros jornalistas.

Quer saber mais histórias de Marco Matos? Confira na íntegra a entrevista:

Deixe um comentário