Editora lançou, em uma semana, duas publicações voltadas à prevenção de doenças advindas do cenários das enchentes
O auxílio da Universidade de Caxias do Sul em prol das comunidades atingidas pela maior tragédia climática do Rio Grande do Sul vai além das ações sociais. Passa também pela preocupação em restabelecer o bem-estar das vítimas por meio de orientações sobre saúde e boas práticas sanitárias, a fim de prevenir as principais doenças advindas do cenário das enchentes. No dia 21 de maio, a Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) publicou o e-book Guia de Manejo de Infecções Relacionadas a Desastres Climáticos. O material traz informações sobre doenças infecciosas, formas de prevenção e tratamento, além dos cuidados necessários com os animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. Entre as doenças listadas, com dicas de prevenção e manejo, estão dengue, hepatite, leptospirose, raiva, tuberculose, meningite e febre amarela.
O guia resulta do trabalho realizado de forma emergencial por uma força-tarefa criada pela Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Gaúcha de Infectologia, com apoio também da Sociedade Brasileira de Imunizações. Para além da magnitude dos problemas causados pelas chuvas, o grupo de trabalho preocupou-se com a saúde da população exposta à água contaminada, sobretudo no que tange às doenças infecciosas. “Há uma nítida carência de diretrizes técnicas, e muitas são as doenças que potencialmente podem acometer a população gaúcha, sobretudo aquela mais exposta aos riscos: os socorristas e as pessoas resgatadas”, anota a apresentação do e-book, organizado pelos médicos e professores Alberto Chebabo, Alessandro Comarú Pasqualotto, Fabrízio Motta, Lessandra Michelin Rodriguez Lins (UCS) e Rodrigo Schrage Lins.
O e-book pode ser acessado de forma gratuita por meio desse link.
Guia de Cuidados com a Saúde
Também neste mês de maio, quando o Rio Grande do Sul vivenciou sua maior catástrofe climática, a EDUCS publicou o e-book Guia de Cuidados com a Saúde. Elaborado por professores e alunos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS, o livro disponibiliza orientações sobre prevenção e manejo das principais doenças advindas do cenário das enchentes. Além das patologias, os conteúdos abordam os riscos ambientais, os cuidados com a casa, a comunidade, a água e os alimentos, o trato com os animais e o conceito de crise humanitária. A obra ainda oferece outras dicas de saúde e suporte emocional, a partir de dados de órgãos e fontes oficiais de referência em cada área. A iniciativa tem parceria da Sociedade Gaúcha de Infectologia e apoio da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro.
Foto: Pexels
Fonte: ucs.br