O Atitudes do Bem é um projeto criado pela Agência Experimental de Comunicação (AEC) e tem o objetivo de promover a divulgação de instituições sociais de Caxias do Sul, para que possam ter a aproximação da comunidade com as instituições. O projeto divulga mensalmente uma entidade usando imagens, vídeos, relatos e entrevistas que contam a história e o objetivo de cada instituição. 

No mês de Abril, a AEC escolheu a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Caxias do Sul. A APADEV é uma entidade beneficente de assistência social que presta serviços gratuitos visando oferecer oportunidade de habilitar e reabilitar pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão), com objetivo de inclusão escolar, profissional e psicossocial. Hoje, a associação atende 135 usuários, mas já passaram por ela cerca de 250 mil pessoas. 

Com mais de 40 anos de história, a instituição oferece grupos de convivência familiar e convivência entre os usuários. Além disso, tem atividades de orientação e mobilidade, aulas de Braille, inclusão digital, oficinas de costura, culinária, orientação físico – corporal e também artesanato. Fora essas atividades propostas, eles também têm atividades mais específicas como confecção de material em Braille ou ampliação de materiais em relevo (conforme necessidade para acompanhar as aulas). A instituição tem também um projeto de assessoria a escolas da rede regular de ensino de forma itinerante. Os usuários frequentam a entidade na quantidade de vezes necessárias na semana. A APADEV conta com uma equipe de 22 funcionários, 4 estagiários e 5 voluntários. 

Como uma forma de arrecadação, na instituição foi criado o “brechó APADEV”, espaço onde se concentra uma das outras maneiras de arrecadar fundos para o projeto. Os serviços prestados pela instituição são mantidos com doações mensais da iniciativa privada, comunidade e recursos públicos provenientes de parcerias. A próxima edição do brechó será realizada no dia 20 de abril, das 10h às 16h. O evento ocorrerá na sede da instituição, no Bairro Panazzolo e a comunidade encontrará roupas em ótima qualidade e os preços variam de R$5,00 até R$35,00. 

Durante a visita à APADEV, a equipe da AEC entrevistou um dos usuários e a coordenadora dos projetos, ambos contaram as suas experiências e vivências na instituição em diferentes formas, você pode conferir um trecho dessas entrevistas feita pela Samantha Rambo.

Nilson Fernando Rodrigues de Moraes, usuário da APADEV – 

“Adquiri a deficiência visual a três anos atrás com 48 anos e desde então comecei a frequentar a APADEV para me reabilitar e entender esse mundo cego e poder conseguir fazer as coisas sem enxergar. A APADEV proporciona momentos para me redescobrir como pessoa e redescobrir a vida novamente, pois tive que começar a vida do zero, precisei reaprender a fazer tudo novamente. Tive que reaprender sobre os sentidos, principalmente a memória, pois preciso saber onde larguei as coisas e aprender novamente a caminhar para não se machucar. A APADEV me possibilitou aprender Braille, orientação e mobilidade com a bengala guia para ter autonomia. A principal aprendizagem é a autonomia digital para se inserir no mundo digital novamente”.  

Aline Saraiva, coordenadora de projetos da APADEV –

“É uma instituição com objetivo de reabilitação e a habilitação de quem é deficiente visual. Esse processo vai muito além da pessoa, ele se estende ao núcleo familiar e também a cidade. O objetivo da APADEV não é apenas ensinar o uso da bengala e aprender a ler em Braille, mas está aqui para desenvolver a pessoa deficiente visual para estar inserida na sociedade e também auxiliar a sociedade de modo geral a agregar essa pessoa no meio. Muitas vezes, pensamos que somente a pessoa com deficiência precisa ser capacitada para ser inserida na sociedade. Mas, no entanto,  a gente precisa capacitar a sociedade para poder agregar as pessoas com deficiência num todo. Esse é o objetivo da APADEV, mostrar para Caxias e região esse cuidado e responsabilidade com a pessoa com deficiência e oportunizar os espaços dentro da sociedade com acessibilidade e com a devida adaptação. Precisamos compreender que o trabalho da APADEV vai muito além de habilitar e reabilitar, mas é estimular a sociedade para que entenda que o deficiente é parte e não apenas uma pessoa inserida”.   

A visita da AEC à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Caxias do Sul foi documentada através de um vídeo institucional, com relatos e gravações dos espaços da instituição que vai ao ar na RBS TV.

Autora: Júlia Ribas

Deixe um comentário