Assim como o rock – tema desta edição – é gênero clássico da boa música, o espetáculo que anuncia a primavera é tradicional ao calendário cultural da região. A 16ª edição do evento reuniu a UCS Orquestra, o Coro Unimed e a Lucille Band, celebrando 30 anos de carreira, como atração especial

A Universidade de Caxias do Sul abraça a comunidade regional e é abraçada de volta. A constatação é evidente em eventos como o Concerto da Primavera, que em sua 16ª edição neste domingo, 22 de outubro, registrou público recorde, estimado em mais de 11 mil pessoas. O sol abençoou o espetáculo realizado em parceria com a Unimed Nordeste-RS e o Campus-Sede foi tomado por uma plateia que não parava de chegar, ultrapassou o estacionamento em frente ao Cetel ocupando os gramados e até as vias tradicionalmente destinadas aos veículos.

Sob o mote “Viva o poder dos clássicos, sinta o rock’n’roll”, o evento reuniu a UCS Orquestra, regida pelo maestro Manfredo Schmiedt; o Coro Unimed, com regência do maestro Ivan Montanha; e a Lucille Band como atração especial, grupo que celebra em 2023 seus 30 anos de carreira. O repertório, composto por sucessos atemporais, de Elvis Presley a Queen, passando por Eagles e Tina Turner, fez o público vibrar.

Quando anunciava a penúltima música (sob lamentos da plateia, que não queria que o Concerto chegasse ao final), o maestro Manfredo Schmiedt agradeceu a toda a equipe envolvida na realização. “Realmente foi uma união de esforços, como tem sido nesses 16 anos. É cada vez uma alegria maior estar com vocês”, declarou. Atendendo aos pedidos, o bis contou com animação no nível máximo e milhares de vozes em uníssono, cantando Bohemian Rhapsody, da banda Queen. Aplaudidos de pé, os músicos encerraram mais uma edição de sucesso da iniciativa de celebração à cultura, aprovada por pessoas de todas as idades.

Portas abertas

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, recebeu o público com uma saudação que valorizou a presença de cada um. “Há 56 anos a UCS vem desenvolvendo conhecimento, arte e cultura para o crescimento da cidade e da região. Por esse senso comunitário as portas sempre estão abertas. A UCS é patrimônio da comunidade, para a qual faz todas as suas entregas”, assegurou, agradecendo a todos os responsáveis pelo Concerto de boas-vindas à primavera.

Presidente da Unimed Nordeste-RS, André Germano Leite destacou a satisfação ao receber a plateia, que já se anunciava uma das maiores do espetáculo. “Para nós, da Unimed, é um evento espetacular e um privilégio a parceria com a UCS, nossa referência, em toda a região, Universidade da qual temos o maior orgulho de sermos parceiros”, afirmou, manifestando a disposição para que a relação entre as instituições e seus frutos se perpetuem.

A abertura ainda teve a manifestação da vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, que destacou a alegria de fazer parte “de um evento tão maravilhoso como este. Vejo que a participação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura, aplica bem esse recurso com a Lei de Incentivo, porque cultura é saúde mental”, avaliou.

Prestigiando a atividade, a corte da Festa Nacional da Uva, formada pelas egressas da UCS rainha Lizandra Mello Chinali e princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para a 34ª edição da Festa maior do município, comunitária como a Universidade.

Público a caráter e de parar o trânsito

O movimento já se anunciava antes da entrada no Campus-Sede, pelo trânsito de veículos que se dirigiam à Universidade. Foi literalmente “de parar o trânsito”, já que a plateia desta edição ocupava até os espaços normalmente destinados aos carros. Hoje acompanhado dos filhos Caio Eduardo, 8 anos, e Laura, 1 ano, o casal Eberton Fackin e Marisa Vitalis prestigia o evento quase que desde a primeira edição, e também desde o início de seu relacionamento. “Gostamos muito de fazer atividades em família, esta, então, que é musical e conta com toda uma estrutura de atrações, fez com que nos apressássemos para poder apreciar”, conta Marisa. Eles estavam acompanhados dos pais de Eberton, que vieram de Sapiranga especialmente para o espetáculo, de sua irmã e ainda de outro núcleo da família, localizado no outro extremo da audiência.

E se o tema é rock, não faltaram as camisetas das mais variadas bandas do gênero entre os apreciadores da boa música. A caráter, com a camiseta do Metallica e cantando junto as letras das canções apresentadas, Paula Borges Lorenzetti estava acompanhada do esposo, da irmã e de uma amiga na edição que marcou seu retorno ao Concerto após o afastamento ocasionado pela pandemia. “É maravilhoso! Amo rock e não podia faltar”, contou, entre um refrão e outro.

Ficha técnica
Músicos: UCS Orquestra
Participação especial: Coro Unimed, sob a regência de Ivan Montanha, e Lucille Band
Direção artística e regência: Maestro Manfredo Schmiedt
Apoio cultural: Unimed Nordeste-RS
Realização: Universidade de Caxias do Sul – UCS
Apoio: LionsEduC e Sescoop
Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal da Cultura

Repertório:
Jungle Boogie (Kool & The Gang) – Let’s Groove (Earth, Wind & Fire) – Everybody Need Somebody (Wilson Pickett) – Every Breath You Take (Gloria Gaynor) – Suspicious Minds (Elvis Presley) – Listen To The Music (Doobie Brothers) – Hotel California (Eagles) – Don’t Play That Song For Me (Aretha Franklin) – Disco Inferno (Tina Turner) – Wings – Ao Luar (Lucille) – Vou Ficar Aqui (Lucille) – Rolling In The Deep (Aretha Franklin) – Easy Lover (Phil Collins) – Somebody To Love (Queen) – Bohemian Rapsody (Queen)

Assista:

Fotos: Bruno Zulian

Fonte: ucs.br

Deixe um comentário