Nos dias 28 e 29 de agosto aconteceu o Conexão UCS – evento acadêmico que reúne a Área do Conhecimento das Ciências Sociais. Nesta edição, o evento contou com a participação de Juliano Hennemann, César Panisson e Éderson de Almeida Pedro. O Conexão é 100%, com a possibilidade de chegar a todos os acadêmicos da área, incluindo os estudantes de todas unidades da UCS.

O principal objetivo do Conexão UCS é oportunizar uma imersão interativa e completa sobre inovação e tendências, por meio de temas atuais. O propósito é fornecer conhecimento que gere inspiração, buscando impulsionar pensamentos e atitudes inovadores. As palestras proporcionam o crescimento na formação acadêmica, com conteúdo de qualidade. Os temas são interessantes e amplos, considerando os interesses de todos os cursos da área. 

No dia 28 de agosto de 2023, segunda-feira, o evento contou com a participação de Juliano Hennemann, com a palestra “Descommoditiza ou Está Fora”. Juliano é Sócio e Diretor-Executivo da SPR, Presidente do Sinapro-RS, Diretor Rio Grande do Sul da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, professor dos cursos de MBA e pós-graduação da ESPM. Hennemann acredita no poder que as marcas têm de tirar produtos e serviços da desconfortável posição de commodity, gerando valor, prestígio e diferenciação.

O palestrante dividiu o bate-papo em sete capítulos interligados. Juliano destacou inúmeros itens, dentre eles, que é preciso manter conexão com o consumidor – de forma coerente. O palestrante fez uso de gráficos e vídeos, facilitando o entendimento da mensagem que buscava transmitir.

Outra ênfase da fala de Hennemann é a importância da criatividade. Ele lembrou que é preciso informar, mas não basta somente isso. É viável buscar diferentes maneiras para chamar a atenção dos consumidores, com algo que seja característico da marca. Desta forma, é coerente que os consumidores relacionem estes determinados tópicos com a marca, gerando uma ligação entre marca e consumidor.

No dia 29 de agosto de 2023, terça-feira, o evento iniciou 19h30min com a palestra “Espaço Coopera + | Quero empreender, por onde começo?”. A palestra foi realizada por César Panisson – Coordenador Executivo do TecnoUCS.

César falou sobre o TecnoUCS, que tem o propósito de conectar pessoas para transformar conhecimento em ações inovadoras. Com suas falas, foi possível conhecer as diversas possibilidades do TecnoUCS. O setor busca colaborar para tornar a Serra Gaúcha referência global no ambiente de inovação, desenvolvimento e tecnologia – movendo-se ao senso comunitário da Instituição.

O segundo momento da noite teve a palestra “Inteligência Artificial: a saga de Sophia”. Esta foi realizada por Éderson de Almeida Pedro – Empreendedor, sócio fundador da empresa GAUTICA, professor de programação no CETEC, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS. Éderson é membro da RAIES (Rede de Inteligência Artificial Ética e Segura), membro do Hub Tecnologias de Negócios da UCS BUSINESS SCHOOL e Diretor do Rotary e APADEV.

Éderson falou sobre Inteligência Artificial, dividindo a palestra em tópicos. O professor utilizou gráficos, explicou os principais conceitos, referiu-se ao futuro e impactos da IA. Éderson lembrou a preocupação que muitas pessoas têm de ter o emprego substituído pelas inteligências artificiais. O palestrante explicou que a IA pode não roubar o emprego das pessoas, mas pode modificá-lo. Ele mostrou vários exemplos da Inteligência Artificial sobre criatividade, produtividade, a IA na educação e na saúde, entre muitos outros.

O 4º Conexão alcançou mais de mil pessoas assistindo simultaneamente. Os vídeos do evento estão disponíveis no Youtube pelo canal “UCS Educacional”. Confira nos links abaixo:

Segunda-feira, 28 de agosto de 2023:

Terça-feira, 29 de agosto de 2023:

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário