No dia 20 de Julho é comemorado no Brasil o Dia do Amigo. A data foi instituída em Buenos Aires, na Argentina, por Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969. Enrique considerou a conquista, além de ser uma vitória científica, uma oportunidade de fazer amigos em outra parte do universo.

Febbraro escreveu mais de mil cartas e enviou para diversas cidades argentinas, propondo a criação do Dia do Amigo, celebrado pela primeira vez em 1970. A iniciativa deu certo e, em 1979, o governo argentino criou oficialmente o Dia do Amigo. Nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros locais e no Brasil a ideia chegou com mais intensidade nos anos 1990.

De acordo com o dicionário, amigo é aquele que é ligado a outro(s) por laços de amizade. É aquele que nutre admiração e ampara, demonstrando afeto. Com amigos é possível conversar, se divertir e se alegrar. Amigos compreendem e auxiliam – sempre com educação, paciência e respeito.

É de grande importância ter bons amigos, inclusive no âmbito acadêmico. O início da vida universitária marca o fim de um ciclo e o início de um maior. Muitos alunos chegam ao primeiro dia sem conhecer direito a instituição e os colegas, afinal é um momento em que cada pessoa segue rumos diferentes. Porém, muitos estudantes podem enxergar seus colegas como futuros concorrentes e não criam laços de amizade. Entretanto, é uma longa caminhada do início ao final da graduação, portanto, nada melhor do que criar e cultivar amizades durante o curso.

Inúmeros estudantes conciliam a rotina de estudos com trabalhos e demais afazeres, além da faculdade. Apesar da Universidade ser um local de aprendizado, muitas vezes se torna uma rotina cansativa, principalmente em época de trabalhos finais, provas, e até mesmo o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em razão disso, ter amigos se torna essencial para melhor aproveitamento do período estudantil.

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário