Terceira noite da Semana Acadêmica trouxe a pauta do cancelamento e como as mudanças na comunicação digital impactam no gerenciamento de crises

Carla Jorge, relações públicas e especialista em Marketing de Influência e Gestão de Pessoas; e Ruana Godoy, relações públicas e influenciadora, trabalharam na equipe que administrou as redes sociais da ex-BBB Sarah Andrade. As duas foram palestrantes na noite do dia 11 de maio na Semana Acadêmica da Comunicação da Universidade de Caxias do Sul, a Comunica 2022. O bate-papo foi mediado de forma remota, no canal do YouTube da UCS,  pela aluna Sofia Mazzarollo, integrante do Diretório Acadêmico de Relações Públicas. 

Ruana Godoy, Carla Jorge e Sofia Mazzarolo durante a palestra

A conversa teve como pauta as mudanças na comunicação digital e o impacto no gerenciamento de imagem e crises. As convidadas ressaltaram a importância de se ter uma equipe para gerenciamento de crises e de ter confiança no grupo.  Isso vai fazer com que seja possível acreditar na efetividade das ações propostas.

Carla e Ruana discutiram a respeito do “cancelamento”, tendo como base a própria experiência na gestão das mídias de Sarah Andrade durante suas falas polêmicas no BBB no ano de 2021. Destacaram como esses episódios repercutem de maneira prejudicial não só para a imagem, mas principalmente na vida do indivíduo. Neste sentido, elas orientam que deve-se “cancelar” ações e não pessoas. “O cancelamento é uma reflexão e não uma exclusão, uma rejeição. É isso que as pessoas precisam entender”, pondera Carla.

Sobre a gestão de redes sociais, Ruana Godoy e Carla Jorge salientam a importância de utilizar o perfil como um aliado no combate às fake news, prezando pela transparência e honestidade. Elas também destacam que estudar o público é essencial para não embarcar apenas em tendências do momento.

Uma das estratégias foi utilizar a visibilidade que o momento de crise trouxe para divulgar ações beneficentes e ONGs no perfil da Sarah Andrade. Essa ação procurou  humanizar o perfil da ex-BBB, mostrando que por trás do que era visto no programa existia mais: havia sentimentos, havia uma família e uma pessoa como as demais.Ao final da palestra, elas responderam as perguntas feitas pelo público, comentando sobre a experiência de  administrar o Instagram de uma pessoa pública e os desafios que surgiram ao longo desse percurso. Se quiser conferir mais detalhes, assista a palestra na íntegra no link abaixo.

Para encerrar a semana de palestras, hoje (12/05) a noite é destinada ao curso de Publicidade e Propaganda, com o publicitário, formado pela UCS, Bruno Barella. Ele já trabalhou com marcas como a Grendene e o banco Itaú. O tema será “Comportamento e Mensagem: os Novos Anos 20”. A Semana Acadêmica é uma realização dos Diretórios Acadêmicos da Comunicação da UCS.  Assista ao vivo no canal da UCS no YouTube.

Deixe um comentário