No Dia da Natureza, 4 de outubro, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) comemorou os 25 anos do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM). Ao longo de sua trajetória, o Instituto tem se destacado no desenvolvimento de soluções inovadoras e na prestação de serviços voltados para o planejamento ambiental, impactando positivamente diversos municípios do Rio Grande do Sul.

As atividades comemorativas começaram às 11h com o plantio simbólico de mudas de árvores no Campus-Sede. Às 14h, ocorreu uma solenidade em homenagem aos ex-diretores e ao trabalho do Instituto, com a participação do reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, do atual diretor, professor Juliano Rodrigues Gimenez, e das ex-diretoras Suzana de Conto e Vania Elisabete Schneider.

Durante o evento, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, enfatizou a importância do envolvimento, da conexão e do sentimento de pertencimento dos funcionários que passaram e continuam a fazer parte do ISAM. Ele destacou a necessidade de celebrar a história do instituto, lembrando-se de sua trajetória e se posicionando de forma clara. O reitor também ressaltou o alinhamento do ISAM com os objetivos de ESG, além da aplicação da ciência nos municípios atendidos, reforçando o impacto positivo que o instituto tem na comunidade.

O ISAM, que evoluiu a partir do Grupo de Resíduos Sólidos (GRS) criado em 1988, tem se dedicado a ações nas áreas de gestão ambiental, saúde, recursos hídricos, gerenciamento de resíduos e educação ambiental. Em 1990, o grupo liderou a transformação do Vazadouro São Giacomo em aterro sanitário, expandindo suas atividades para oferecer consultoria a outros municípios. Fundado em 1999, o ISAM continua a promover inovação e sustentabilidade, formando profissionais e atendendo às demandas regionais.

Nosso jornalismo conversou com o diretor do ISAM, professor Juliano Rodrigues Gimenez, que enfatiza a importância do Instituto ao longo de seus 25 anos de atuação:

“Há 25 anos o ISAM atende demandas diretas do segmento ambiental, tanto em empresas privadas, quanto instituições públicas. Nesse sentido, atendemos a diversas demandas essencialmente em planejamento, análises ambientais, laudos, estudos e relatórios. O contexto ambiental sem dúvidas acaba sendo afeto a todas as comunidades direta e indiretamente envolvidas, pois entendemos que quando somos contratados por vezes para fazermos uma análise de qualidade de água, por exemplo, o resultado disso refletirá em melhoria ambiental, e, consequentemente, social. Somente nos últimos três anos, dos municípios que atendemos e estamos atendendo, contabilizamos uma população de cerca de 500.000 habitantes. Nosso foco está na melhoria das condições socioambientais para que o desenvolvimento sustentável se dê da melhor forma possível.”

Confira as fotos do evento:

Fotos: João Vitor Mendes

Autor: João Vitor Mendes 

Supervisão: Jacob Hoffmann 

Deixe um comentário