Evento celebra 50 anos de história da publicidade

O Memorial da América Latina, em São Paulo, foi palco de um dos eventos mais aguardados do calendário nacional da comunicação: o Festival do Clube de Criação 2025, que marcou a 13ª edição do festival e o cinquentenário do Clube de Criação. Sob o mote “Há 50 anos fazendo de tudo para se manter atual. Um eterno estica e puxa”, o encontro celebrou meio século de trajetória, destacando o papel social e cultural da publicidade e suas transformações diante dos novos tempos.

Durante os dias 4 e 5 de outubro, o evento reuniu profissionais, estudantes e apaixonados pela área em uma intensa programação distribuída entre o Auditório Simon Bolívar, o Auditório Criatividade e o Clube Lab. Foram mais de 50 painéis e cerca de 200 convidados, entre palestrantes, artistas e representantes de marcas, que discutiram temas como branding, cinema publicitário, ESG, inteligência artificial, sustentabilidade e comportamento.

Entre os participantes, o destaque vai para o estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Renan Carlos Machado, que representou a instituição pelo quarto ano consecutivo como embaixador do Clube de Criação. Sua participação consolida uma trajetória marcada pelo engajamento com a indústria criativa e reforça o compromisso da UCS com a formação de profissionais críticos, inovadores e conscientes do impacto social da comunicação.

De acordo com Renan, “O evento geralmente funciona como panos quentes na relação conturbada que venho tendo com a profissão. Ele renova a perspectiva de que, sim, existe em algum lugar mercado para uma publicidade que se preocupa com o lado social e que seja culturalmente relevante, sem servir apenas como um instrumento de convencimento que direciona as pessoas para algo tão vazio como o consumo”.

Além das palestras e debates, o festival promoveu premiações para campanhas e ativações de marcas, como Rede Globo e Publicis, além de um museu pop interativo que revisitou campanhas icônicas de diferentes décadas. A cerimônia também reconheceu os destaques do 50º Anuário do Clube de Criação, homenageando nomes do Hall da Fama, Anunciante do Ano e Agência do Ano.

Com curadoria de Laís Prado (jornalista e editora do Clubeonline) e produção de Chico Canindé, Priscila Serra e Sandra Caymel, o Festival do Clube de Criação 2025 reafirmou-se como um dos principais espaços de encontro, aprendizado e inspiração do setor. Em meio a abraços, trocas e conexões, o evento reforçou a essência que move o Clube há meio século: estimular a criatividade brasileira e refletir sobre o papel transformador da comunicação.


Deixe um comentário