As empresas chinesas estão ampliando sua presença no Brasil, apostando não só na venda, mas também na produção local. A fabricante de smartphones Jovi anunciou sua chegada ao País com montagem na Zona Franca de Manaus. Já a montadora GAC Motor prepara o lançamento de suas primeiras lojas após o envio de 300 veículos ao mercado brasileiro.
No setor de comércio eletrônico, a Shein já soma 30 mil vendedores brasileiros e a rival Temu chegou a 39 milhões de usuários mensais em apenas seis meses, segundo o Citi.
Além das novas entrantes, gigantes como Midea, BYD e GWM investem em fábricas e centros de inovação, de olho na redução de impostos e na força do consumidor brasileiro. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o fluxo comercial entre Brasil e China saltou de US$ 6,6 bilhões para US$ 157,5 bilhões nos últimos 20 anos.
O Brasil oferece mercado; a China, tecnologia. Parceria que só cresce.
Foto: Divulgação/GWM

Autora: Aline Rodrigues