Realizado entre os dias 7 e 11 de abril, o 2º CINE CETEC trouxe para Caxias do Sul uma programação dedicada ao cinema produzido no Rio Grande do Sul. A edição “Alvorada”, homenageou a cultura e a criatividade gaúcha, em um momento simbólico, pouco tempo após o estado ter enfrentado a maior tragédia climática de sua história, em 2024.
O festival contou com mais de 800 pessoas e mais de 10 exibições em diferentes espaços da cidade, reunindo filmes de cineastas locais, incluindo produções assinadas por ex-alunos do próprio CETEC, hoje atuantes no cenário audiovisual.
Além das sessões, o evento também promoveu debates com realizadores e reforçou a importância da arte como ferramenta de memória, reflexão e reconstrução social. O CINE CETEC fez parte da agenda cultural que abre caminho para o tradicional CETEC Festival, marcado para julho.
“A gente ainda não sabe qual vai ser a temática do ano que vem, mas a ideia é que a gente possa trazer filmes diferentes, que saia um pouquinho desse circuito comercial e que aproxime os estudantes dessas realidades que muitas vezes eles só conseguem ver por meio da ficção e das gravações dos filmes”, destacou a professora e coordenadora Babiana Mugnol.

Autora: Aline Rodrigues
Fonte: ucs.br