O curta-metragem “De Todos os Não Ditos” chega às telonas trazendo uma narrativa intensa sobre culpa, solidão e reencontro com o passado. Com estreia marcada para o dia 1º de abril, o filme terá três sessões gratuitas na Sala de Cinema Ulysses Geremia, em Caxias do Sul. As exibições acontecem às 19h35, 20h e 20h30, com um bate-papo especial ao final da última sessão, contando com a participação da equipe, elenco e da psicanalista Luiza Deitos. Todas as sessões contarão com mecanismos de acessibilidade.

Uma jornada pela culpa e pela nostalgia

Sob a direção, roteiro e produção executiva de Carolina Becker, “De Todos os Não Ditos” acompanha Fernanda, uma mulher solitária que enfrenta os impactos do alcoolismo enquanto revive memórias de seus amigos Lucas e Júlia. Entre lembranças e escapismo, o filme propõe uma reflexão sobre os ciclos de autodestruição e as possibilidades de redenção.

Com duração de 18 minutos, o curta retrata acontecimentos nostálgicos ocorridos antes da pandemia e resgata uma Caxias do Sul viva na memória da protagonista. O longa traz referências a locais icônicos da cidade, como o bar “Vagão”, famoso ponto de encontro frequentado até seu fechamento em 2015.

Uma equipe liderada por mulheres

Com distribuição da Casa Mar Produtora, o projeto se destaca por ter uma equipe majoritariamente feminina. “Era essencial ter essa ótica para trazer profundidade à subjetividade da protagonista”, afirma Carolina Becker.

O curta também conta com a participação de ex-alunas do curso de Produção Audiovisual: Maria Augusta Pires (diretora de produção) e Luiza Cioatto (assistente de direção), além dos professores Alexandre Fritzen (diretor musical) e Pedro Nora (assistente de produção). As filmagens aconteceram ao longo de quatro diárias entre maio e junho de 2024, em Caxias do Sul.

Realização e financiamento

“De Todos os Não Ditos” foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), com recursos do Governo Federal, através do edital nº 263/2023 da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

A estreia representa uma oportunidade imperdível para o público acompanhar uma produção sensível e potente, e ainda participar de uma conversa enriquecedora sobre os temas abordados no filme.

Fotos: Maria Augusta Pires

Deixe um comentário

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.