NFL ganha mercado nacional e se torna um dos esportes favoritos dos brasileiros

Por Ariel Zucco

Em 6 de setembro de 2024, o futebol americano chegou a uma proporção inimaginável no Brasil. Pela primeira vez na história, o país do futebol foi sede de uma partida da NFL. O feito foi uma conquista para os fãs do esporte no Brasil, já que, após anos de especulações, a liga americana realizou a partida que será lembrada para sempre pelos admiradores de NFL no Brasil. A NFL já havia feito partidas em outros países nos últimos anos. Desde 2007, a Inglaterra é palco de uma partida por ano. Também houve partidas no México e na Alemanha, e a NFL pretende expandir e explorar países na Ásia e na Oceania.

A National Football League (NFL) é a principal liga de futebol americano do mundo. A liga deu seus primeiros passos na década de 1920, quando era denominada American Professional Football Association. Em 1922, alterou seu nome para National Football Association. Em 1967, a liga se uniu com outra liga, a American Football Association, dando origem à famosa NFL.

Devido a vários fatores, pode-se dizer que a NFL moldou a cultura esportiva dos Estados Unidos. No século XX, o futebol americano se tornou o esporte mais consumido nos EUA, superando níveis de audiência da NBA e também ultrapassando a MLB, principal liga de beisebol, considerado o “esporte nacional” nas terras do Tio Sam.

Saiba mais sobre o Futebol Americano:

No Brasil, a primeira transmissão remonta ao ano de 1969, quando a extinta TV Tupi transmitiu a primeira partida da NFL na América do Sul. O conteúdo gravado dos jogos era enviado pela CBS e reproduzido pela TV com narração do jornalista e produtor musical, Walter Silva. Posteriormente, a NFL voltou às telinhas brasileiras com a Rede Bandeirantes, que transmitiu os jogos entre 1994 e 1998. Responsável atualmente pela transmissão da National Football League e parte do Grupo Disney, a ESPN exibe os jogos na TV paga desde a temporada de 1992.

A ESPN foi fundamental para a divulgação e crescimento do futebol americano no Brasil. Reconhecida como a casa da NFL no país, a emissora acompanha um crescimento significativo ano após ano na audiência durante as transmissões das partidas da liga americana. Segundo o Ibope, em 2013, a média de público da temporada foi de 123 mil pessoas por jogo. O ano anterior havia registrado uma média de 53 mil. A transmissão do Super Bowl de 2016 da NFL teve 62% dos televisores ligados em canais esportivos de TV por assinatura no horário do evento, segundo dados do Ibope divulgados pela ESPN Brasil.

Reprodução

Em 2017, a ESPN relatou para a Folha de São Paulo ter registrado um crescimento de 800% na audiência do futebol americano entre 2013 e 2016. O Brasil é o terceiro maior mercado de NFL do mundo, atrás somente de Estados Unidos e México. Segundo um estudo do IBOPE Repucom, 35% da população brasileira se declara fã de futebol americano — são 41 milhões de pessoas, um aumento de 310% em relação a 2014.

Entrega sobre as regras do esporte:

Lucas Oliveira, jornalista e criador de conteúdo nas redes sociais, ressalta a importância e a evolução das transmissões de futebol americano no Brasil:

“O futebol americano chegou aqui, de forma mais concreta, a partir de 2006, quando ainda eram os jogos do Prime Time, no horário nobre dos Estados Unidos. Na última década, já houve um aumento gradativo de jogos a serem transmitidos. Antes, havia um jogo passando na ESPN 2, outro na ESPN 1. Havia fim de semana que tinha quatro, cinco jogos no mesmo domingo. Mas agora nos últimos cinco anos houve um aumento, mais jogos têm passado. Atualmente há uma variedade de serviços de transmissão. Seja na Dazon, agora na Cazé TV, ou na TV aberta, na RedeTV!l.”

Atualmente, a ESPN transmite mais de 150 jogos da maior liga de futebol americano do mundo, com os fãs podendo acompanhar, em média, a sete jogos por semana e mais de 400 horas de futebol americano ao vivo, incluindo os playoffs e o Super Bowl.

NFL, Brasil e Internet

Após o primeiro “boom” do futebol americano no Brasil, na metade dos anos 2000, os fãs do esporte tiveram o advento da internet, que fez com que a modalidade se difundisse ainda mais entre os brasileiros. Diversos sites e canais no Youtube trouxeram informações e conhecimento sobre o esporte, explicando as regras e atualizando as principais notícias da liga. Com a chegada das redes sociais, os fãs da liga tiveram a oportunidade de se aproximarem de seus times e jogadores favoritos, além de conhecerem e compartilharem experiências com outros fãs do esporte.

Juliano Tegner, dono da página Sports Brothers, explica como é fazer parte da comunidade online da NFL no Brasil:

“A Internet tem uma grande importância para a NFL aqui no Brasil. Primeiro, porque o brasileiro não consegue viver sem memes e afins perante o acontecimento de algo. Além dos memes, a Internet deu voz para muitas pessoas que entendem do esporte. Com ela o brasileiro consegue viver o esporte em muitos momentos, não só no espaço tradicional da ESPN e da televisão.”

Primeira partida em solo brasileiro

Wagner Meier/Getty Images

Lucas Oliveira foi um dos torcedores que conseguiu acompanhar a partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na NeoQuímica Arena, em São Paulo:

“Foi uma experiência única, fantástica de se acompanhar, uma realização. Uma consagração de muitos, de gente que, apesar de trabalhar com isso, de produzir conteúdo sobre isso, no fim das contas, antes de tudo, é apenas um fã, um torcedor.”

Peter O’Reilly, executivo internacional da NFL, considera o Brasil como principal mercado da liga na América do Sul. Os ingressos, que custaram entre R$ 285ve R$ 2.520, esgotaram-se em poucas horas. Cerca de 47 mil pessoas compareceram ao estádio para assistir ao jogo, que movimentou mais de R$ 300 milhões na capital paulista, de acordo com levantamento da Embratur, com dados da ForwardKeys.

Andrey de Aguiar, Ex- Editor do Portal Golim Sports e jogador profissional, projeta um crescimento ainda maior da NFL e do futebol americano no Brasil:

“Eu acredito que o Brasil vai entrar dentro do calendário de jogos internacionais da NFL, seja por conta do mercado, seja por conta da torcida. O futebol americano tem tudo para se tornar o segundo esporte mais consumido no país. Não seria por conta do fanatismo, mas sim da euforia dos torcedores, de quem acompanha o futebol americano e quem acompanha a NFL. Ela é muito semelhante às torcidas de futebol brasileiro e esse tipo de cultura, esse tipo de sentimento, você não vê em outros esportes. O futebol americano traz essa sensação, esse sentimento, ele é muito genuíno da cultura brasileira. Então, acredito que o futebol americano não passe de 10 anos, ou menos, para se tornar o segundo esporte mais consumido no país.”

O futebol americano cresceu exponencialmente no Brasil neste século. A tendência é de que esse crescimento aumente a cada ano. As 32 franquias da NFL encontram suporte nos 41 milhões de brasileiros que se declararam fãs do esporte no Brasil. Pesquisa realizada pela Effect Sport — agência digital escolhida pela NFL, para atuar no Brasil com conteúdos em português nas redes sociais e trabalhar com consultoria para a liga no mercado brasileiro — apontou o ranking das maiores torcidas dos times da NFL no Brasil.

O Futebol Americano, em especial a NFL, deixou de ser uma novidade, e virou um esporte consolidado no Brasil. Embora seja concentrado nos Estados Unidos, o futebol americano é um esporte conhecido e praticado ao redor do planeta. A NFL se tornou uma realidade no país do futebol e será uma tendência nas telinhas dos brasileiros.

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