As apostas de Gramado para recuperar o setor turístico após as enchentes
Por Gabriel Bremstrop e Paula Moschem Gabrieli
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio trouxeram sérias consequências para a infraestrutura de diversas cidades do estado. Em Gramado, um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha, os impactos foram sentidos principalmente na mobilidade urbana, com quedas de barreiras e alagamentos em áreas mais baixas, além de prejuízos em alguns pontos turísticos.
Segundo números do município da Região das Hortênsias, que tem 86% da sua matriz econômica voltado ao turismo, os prejuízos no setor podem chegar a mais de R$ 500 milhões. Somente no setor da hotelaria, a queda na ocupação dos hotéis foi superior a 70% em maio, quando os índices fecharam em 12%.
“Quando a gente fala de uma cidade que acaba se fechando para o turismo em função da falta de conectividade, sobretudo a aérea e a rodoviária, especialmente em maio e junho, significa dizer que reduzimos basicamente a nossa economia a zero, que não tínhamos o turista chegando na cidade”, afirma o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato Bertolucci.
A falta de turistas em uma cidade como Gramado afeta diretamente no bolso dos trabalhadores da cidade da Serra Gaúcha. Segundo o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), pelo menos duas mil demissões foram evitadas após negociações.
“Tivemos, em três meses, um prejuízo muito grande. Para uma cidade como a nossa, isso é muito preocupante. Nesse período, negociamos com o sindicato laboral o envio dos trabalhadores ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) por 60 dias, garantido emprego pelo mesmo tempo na volta, assim como férias antecipadas e antecipação de feriados. Essa ação evitou em torno de duas mil demissões”, garantiu o presidente SindTur, Cláudio Souza.

Esperança pela reabertura do aeroporto Salgado Filho
O fechamento do aeroporto internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, foi um dos principais motivos de Gramado ainda não ter se recuperado totalmente na área econômica.
Algumas empresas que não atuam diretamente com o turismo também foram afetadas, o que mostra o quão importante é para Gramado conseguir realizar a sua retomada econômica.
“Nós trabalhamos com publicidade, principalmente com criação de conteúdo para redes sociais. Diretamente, o negócio não foi afetado pelo aeroporto. No entanto, indiretamente, fomos muito afetados, porque os nossos clientes aqui na região, que costumam ser restaurantes, lojas de chocolates, enfim, todo tipo de comércio, deixaram de ter o seu público tradicional, que são os turistas”, conta Katieli Scherer, empresária e publicitária gramadense.
Conforme a concessionária responsável, o Aeroporto Salgado Filho reabrirá parcialmente em 21 de outubro, com 70% da capacidade de operação. A reabertura total, incluindo voos internacionais, está prevista para 16 de dezembro.
Os planos para frente
Gramado tem apostado em eventos tradicionais para impulsionar a retomada após o impacto das chuvas. A cidade, famosa pelo Natal Luz e pelo Festival de Cinema, espera voltar a ter um fluxo intenso de visitantes durante os próximos meses.
“Estamos conseguindo nos recuperar gradativamente, mas ainda estamos muito abaixo daquilo que precisaria. Fechamos julho, que foi um mês muito bom, com 55% de ocupação, quando o nosso prognóstico era fechar em 85%. Ou seja, tivemos 30% a menos. Isso impacta diretamente na cadeia produtiva da cidade, na arrecadação das empresas e, consequentemente, na vida da população. O esforço todo é exatamente para a gente poder retomar isso e, de alguma forma, recuperar o tempo perdido. Vai ser difícil, mas é o que temos mostrado para o resto do Brasil”, disse o secretário Ricardo Bertolucci.

Campanha nas redes
Visando impulsionar novamente o turismo na cidade, a Prefeitura de Gramado está realizando campanhas nas redes sociais. O objetivo é mostrar que o município de 40 mil habitantes está apto a receber os visitantes. Uma das ações foi o desenvolvimento da ação “É Você que Faz Gramado Feliz”.
“A campanha publicitária foi desenvolvida por uma agência de propaganda que focou prioritariamente nos mercados da região sul e do Mercosul. Entregamos via conteúdo e tráfego pago nas redes sociais. Além disso, trouxemos vários influenciadores que mostraram como a cidade está se comportando. Fora isso, ainda contratamos uma gestão de reputação. Gramado é uma cidade turística, que vive da sua imagem, e precisamos cuidar dela”, finalizou o secretário.