O mini documentário explora a vida das pessoas que vivem nas ruas, muitas vezes invisibilizadas pela sociedade

Por João Vitor Mendes 

No dia 2 de dezembro de 2024, a Universidade de Caxias do Sul, através do curso de Produção Audiovisual, promoveu a exibição de um mini documentário que aborda a temática sobre a população em situação de rua. A obra explora histórias desconhecidas do nosso cotidiano.

As gravações ocorreram na Casa de Passagem Carlos Miguel dos Santos, um espaço que acolhe pessoas com histórias distintas, mas todas marcadas por desafios que as levaram à vulnerabilidade social. A obra foi desenvolvida com o objetivo de sensibilizar o público sobre a complexidade das condições que levam à situação de rua e a importância de se olhar para essas pessoas com empatia e compreensão.

A diretora e produtora do “Vozes Invisíveis”, Letícia Garcia, comenta sobre o impacto da produção: “O mini documentário tem como objetivo mostrar ao público que as pessoas em situação de rua não estão ali por escolha, mas sim devido às circunstâncias que as levaram a essa condição. Essas pessoas merecem ser ouvidas e reconhecidas pela sociedade, e não apenas ignoradas ou tratadas como uma poluição visual na cidade.”

A produção foi feita com o intuito de promover um debate mais profundo sobre o tema que, muitas vezes, é mascarado pela sociedade, além de estimular uma reflexão coletiva sobre a responsabilidade da sociedade e do poder público em relação a essa população vulnerável.

O mini documentário “Vozes Invisíveis” está disponível abaixo:

Permitindo que mais pessoas possam ter acesso a essas histórias frequentemente esquecidas, a produção é uma ferramenta importante para conscientizar a comunidade de Caxias do Sul e região sobre a urgência de se repensar as políticas públicas de acolhimento e o tratamento digno das pessoas em situação de rua.

  A cidade de Caxias do Sul, com o aumento significativo da população em situação de rua, precisa urgentemente de ações concretas e estruturadas para solucionar esse problema. A exibição de obras como “Vozes Invisíveis” é um passo importante para dar voz àqueles que, muitas vezes, são vistos como invisíveis no cotidiano da cidade.

Foto: Letícia Garcia

Deixe um comentário

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.