Estudantes de Relações Públicas, matriculados nas disciplinas de Projeto Colaborativo I – Comunicação Interna e Estágio I, trabalharam em um projeto colaborativo em parceria com o Shopping Villagio, um dos principais da região.
O desafio proposto envolveu a criação de um plano de comunicação interna para solucionar problemas de diálogo e alinhamento com um dos públicos internos mais estratégicos: os lojistas. Com base nessa demanda, os acadêmicos elaboraram estratégias que buscam promover maior integração e fortalecer a comunicação entre as partes.
Na etapa inicial, os alunos foram divididos em grupos de trabalho e criaram agências fictícias de comunicação, desenvolvendo marca, identidade visual e propósito. Assim, nasceram a D’eclover Assessoria de Comunicação, a Stellar Comunicação e a Triboo Comunicando Resultados. As três empresas foram apresentadas à equipe de Marketing do shopping durante a apresentação do projeto.
O processo das equipes começou com a realização de um diagnóstico da comunicação interna. Para isso, os acadêmicos realizaram visitas às lojas, aplicaram pesquisas com os lojistas, analisaram os canais de comunicação interna, mapearam públicos estratégicos, criaram uma persona representativa para o desafio e desenvolveram uma análise SWOT, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na comunicação interna do shopping.
A partir desse diagnóstico, os grupos estruturaram um plano de ações com propostas para melhorar o relacionamento entre o shopping e os lojistas. As sugestões foram apresentadas à equipe de Marketing em uma reunião realizada no campus sede da UCS, no dia 10 de dezembro.
Com o objetivo de estreitar o vínculo com profissionais da área e conectar os estudantes à realidade do mercado, ao longo do semestre foram realizadas oficinas com Relações Públicas atuantes na comunicação interna.
Eduarda Michelon, representante da equipe de Marketing do Shopping Villagio, destacou o impacto positivo do trabalho dos estudantes: “A possibilidade de troca com a academia é um privilégio para nós. Contar com um grupo de estudantes engajados e dispostos a pensar em soluções que podem trazer melhorias reais para a comunicação interna é uma experiência enriquecedora, tanto para a shopping quanto para os futuros profissionais”.
Ao término das atividades, os alunos avaliaram a experiência como desafiadora e enriquecedora. Para Fernanda Battisti, “O estágio foi meu primeiro contato prático com a comunicação interna. Ao longo do semestre, essa experiência foi empolgante e, ao mesmo tempo, desafiadora. Poder desenvolver ações que contribuíram para o Shopping Villaggio foi, sem dúvida, uma vivência que agregou muito ao meu aprendizado e ao meu crescimento profissional”.
Ressaltaram, ainda, que a oportunidade permitiu aplicar, na prática, as competências e habilidades adquiridas ao longo do curso, promovendo a integração entre criatividade, colaboração e estratégia.