Após o sucesso da primeira temporada, o podcast estudantil “Papo de RP” ganha mais uma edição, em novo formato.

O estágio curricular é fundamental para complementar a formação acadêmica com experiências práticas. No curso de Relações Públicas, o Estágio II estabelece como foco “Marca, Imagem e Reputação”, voltando-se para a frente de comunicação mercadológica das empresas e organizações.

Durante o segundo semestre de 2024, Giulia Mussatto Berton, aluna do curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), realizou estágio no Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), retomando o projeto “Papo de RP”, criado no semestre anterior pela aluna Bruna de Lima Bortolotto.

Do Hackathon à prática profissional

Após a equipe EmPartilha ter vencido o desafio do 1º Hackathon de Relações Públicas – realizado durante o XXXVI Congresso Interamericano de Relações Públicas em 2021 –a UCS e o CONFERP vêm fortalecendo uma parceria que tem gerado excelentes resultados.

Desde então, estagiários do curso têm implementado as ações propostas no projeto RP Leaders, uma das iniciativas destacadas no Hackathon. O projeto consolidou-se como uma ponte entre estudantes, o Conselho e o mercado, contribuindo para o fortalecimento da carreira de Relações Públicas no Brasil.

Giulia Berton, integrante da equipe EmPartilha, encerrou este ciclo em 2024 ao liderar, sob a orientação da professora Jussania Albé, a última ação do projeto RP Leaders na gestão 2022/2025 do CONFERP: a implementação da nova temporada do podcast “Papo de RP”.

A importância do diagnóstico para o projeto

Durante o estágio, Giulia conduziu um diagnóstico focado no podcast “Papo de RP”, uma iniciativa que conecta acadêmicos a profissionais experientes. Em reuniões com conselheiras do CONFERP, foram destacados aspectos positivos, como o engajamento gerado pelos episódios e os feedbacks recebidos. No entanto, também foram identificados desafios, sendo o mais relevante a necessidade de uma maior participação dos embaixadores do projeto.

Com base nisso, propôs-se a transição do formato de podcast para videocast, tornando-o mais dinâmico e visualmente atrativo. Com a aprovação da ideia, a estagiária assumiu a liderança e organizou todo o processo de desenvolvimento do novo formato, abrangendo etapas como a definição de temas, a coordenação de grupos de trabalho com os embaixadores estudantis, a seleção de convidados, a gravação e edição dos episódios, além da divulgação e análise de métricas dos conteúdos.

Uma temporada repleta de novidades

Dando continuidade aos conteúdos da primeira edição do Papo de RP, os episódios do videocast abordaram temas essenciais para a formação e carreira dos futuros profissionais de Relações Públicas. Ao todo, foram produzidos 4 episódios abordando as temáticas: 

  • Como construir seu portfólio em RP
  • Marca pessoal: gerenciamento de imagem e posicionamento
  • Competências essenciais do profissional de RP do século XXI
  • Networking e construção de reputação

A nova temporada contou com a participação de profissionais renomados de todo o Brasil e dos estudantes embaixadores que participam do projeto RP Leaders. 

No primeiro episódio, Danielle Moreira, RP especialista em Cultura, Experiência do Colaborador, Comunicação Interna, Employer Branding e Endomarketing falou sobre a importância do portfólio de Relações Públicas e como organizá-lo.

O segundo episódio trouxe a temática de Marca Pessoal, e foi comandado por Danielle Chaia, RP especialista em Comunicação de Crise, criadora da Checklist de Boas Práticas de Comunicação com base na Governança, palestrante e consultora.

No terceiro episódio, Larissa Conceição dos Santos, RP pesquisadora e especialista em Comunicação Organizacional, Narrativas nas e das Organizações, Memória e Identidade, 3º setor e cidadania comunicativa, falou sobre as habilidades essenciais para o profissional de RP no contexto volátil do século XXI.

Para o fechamento da temporada, Aline Webber, RP especialista em Comunicação Corporativa, com foco em estratégia e relacionamento com stakeholders e iniciativas de Diversidade e Inclusão, falou sobre a importância do networking e trouxe dicas práticas para auxiliar os estudantes.

Resultados que inspiram

O impacto do projeto foi significativo. As novas ações propostas e aplicadas geraram engajamento tanto na comunidade acadêmica quanto no mercado, reforçando a relevância da comunicação no fortalecimento das organizações e o poder da união estudantil em prol do fomento da profissão. 

Para Giulia, o estágio foi muito mais do que uma obrigatoriedade curricular: “Foi uma oportunidade incrível de finalizar um ciclo, mas, também, de descobrir capacidades em mim que eu não imaginava que existiam. Nunca me vi em um papel de gerir grandes projetos e, de repente, estava liderando uma equipe espalhada por todo o país em prol de um projeto para a organização de maior impacto para a profissão de Relações Públicas, o CONFERP.” 

Todos os episódios do Papo de RP estão disponíveis no YouTube e, também no Spotify, e podem ser acessados pelos links abaixo.

ACESSE O CANAL DO YOUTUBE

Ouça no Spotify:

Matéria: Giulia Berton (Estudante de Relações Públicas da UCS)

Deixe um comentário

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.