Avitivinícola da Serra Gaúcha é escolhida como estudo de caso para o estágio de comunicação interna realizado por acadêmicos de RP no segundo semestre de 2023.

Estudantes de Relações Públicas matriculados nas disciplinas de Projeto Colaborativo I – Comunicação Interna e Estágio I, realizaram no segundo semestre de 2023 uma série de atividades em parceria com a Jolimont, vitivinícola da Serra Gaúcha.

O desafio proposto pela empresa teve enfoque em aumentar a motivação do setor comercial, visando maior engajamento da equipe e a reestruturação das metas da empresa, considerando o planejamento de expansão das atividades.

Em um primeiro momento, os alunos se organizaram em dois grupos, criando empresas fictícias em que atuariam como consultores para realizar as atividades do semestre, que culminaram no desenvolvimento de um Plano de Comunicação Interna para a vitivinícola. Os alunos foram orientados pela professora Jussania Albé, que selecionou o case, acompanhou todo o processo de construção dos planos e o desenvolvimento do relatório da disciplina.

Para realização do estágio, os acadêmicos Augusto Benedetti, Bárbara Ferreira, Carol Noronha e Eduarda Stumpf criaram a Apis – Colmeia Criativa. Os acadêmicos Giulia Berton, Kailaine Toffolo, Thalya Bueno e Vinícius Stella desenvolveram a empresa Entrenós – Consultoria de Comunicação Interna. Ambas foram apresentadas ao cliente em uma primeira reunião, na qual os alunos puderam conhecer mais sobre a empresa e compreender o desafio proposto.

A primeira fase do Plano de Comunicação Interna contemplou a realização de um diagnóstico da comunicação interna. O diagnóstico contemplou a análise dos canais de comunicação interna, mapeamento de públicos internos, criação da persona alvo do desafio proposto e a construção e análise da matriz SWOT, que permitiu identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades apresentadas.

A partir do diagnóstico, foram estruturadas propostas de ações para aprimorar a comunicação interna com foco na motivação do setor comercial da Jolimont, bem como a definição de metas e formas de mensurar a adesão e eficácia das ações. Também foram criadas propostas de cronograma de implementação das ações.

O planos de ações foram apresentados para a empresa em uma reunião que aconteceu no campus sede da UCS no dia 24 de novembro e contou com a presença do CEO da Jolimont, Wagner Motta e da Coordenadora de Recursos Humanos, Bianca Threiss Zanesi.

O CEO da empresa comenta que foi uma experiência muito boa e que as ações desenvolvidas pelos alunos o surpreenderam positivamente, estando alinhadas à cultura da Jolimont e às metas da empresa.

Em uma roda de conversa entre os alunos e a professora para o fechamento da disciplina, a conclusão foi unânime: o estágio proporcionou uma experiência positivamente desafiadora e ofereceu possibilidades para que os acadêmicos colocassem em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante o curso de forma criativa, colaborativa e estratégica.

Registros da reunião de apresentação das empresas criadas pelos acadêmicos e do case da Vitivinícola Jolimont.
Alunos da Apis – Colmeia Criativa apresentando seu Plano de Comunicação Interna ao cliente.
Alunos da Entrenós – Consultoria em Comunicação Interna apresentando seu Plano de Comunicação Interna ao cliente.

Deixe um comentário

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.