O público de Caxias e região que pretende prestigiar o Concerto de Moda da Serra Gaúcha deve ficar atento à programação do evento. Devido à previsão de mau-tempo, as atividades que ocorreriam nesta sexta-feira (8/11) foram transferidas para sábado, no mesmo horário e local, ou seja, serão realizadas às 19h, no Parque Cinquentenário (Rua Teixeira Mendes, s/n – Bairro Cinquentenário). Outra alteração já havia sido feita, o que resultou na realização do do desfile “Antes de Todos, Nós,” no domingo, dia 10 de novembro, às 17h30 no Monumento Nacional ao Imigrante (BR-116, 40, Petrópolis).

A programação, que agora ocorrerá no sábado, contempla o Desfile “Marcas do Tempo”, o “Espetáculo Cênico-Musical Concerto de Moda”, o “Desfile Solo”, e, ainda, o Desfile “Terra à Vista”.

Marcas do Tempo” é uma homenagem às inúmeras imigrações que construíram a identidade da moda local, e, através das marcas que estarão na passarela, exportam para o mundo uma forma única de produzir moda. Marcas confirmadas: Gida Malhas, Biamar Malhas, Montefina e Melissa.

O Espetáculo Cênico-Musical vai reunir oito bailarinos que exploram, através da dança, os cantos de trabalho, enquanto os desfiles de moda autoral acontecem. Os cantos de trabalho são músicas associadas ao ambiente laboral e têm registros antigos em diversas sociedades agrárias. Elas podem ser cantadas enquanto as pessoas trabalham, ajudando a sincronizar movimentos e aliviar o cansaço, ou podem ser sobre o próprio trabalho, refletindo as condições e experiências dos trabalhadores. Essas músicas variam em temas, incluindo canções domésticas, agrícolas, de trabalhadores afro-americanos, gritos de rua, e cânticos de direção. Além disso, existem canções relacionadas à caça, pastoreio, indústrias, marinheiros, lenhadores, cowboys, mineiros, prisioneiros e até trabalhos modernos.

O desfile Solo vai destacar as marcas autorais como frutos do que é cultivado na Serra Gaúcha. Sendo o cultivo um marco das práticas que desenvolveram a região, desde os povos originários até os imigrantes de diferentes lugares do mundo, que já vieram para a cidade que continuam a chegar. Marcas confirmadas: Martina Cambruzzi, NêgaNagô, Rachi Vanin, Camitcha, B.Bag.

O desfile “Terra à Vista” vai celebrar a moda sustentável e a ética. O tema destaca o papel fundamental dos brechós e das marcas de upcycling na construção de uma moda mais sustentável. Neste desfile o público terá a oportunidade de ver como a reutilização e a reinvenção de peças podem criar moda, promovendo um consumo consciente e responsável. Marcas participantes: Ratazone Feat, Monty.

Já no domingo (10/11), o desfile “Antes de Todos Nós” reunirá as marcas Izabel Peteffi Basso, Vivian Boff Atelier e Atelier Lôla Salles. Em um diálogo com o conceito de imigração vigente, o desfile resgata os fazeres manuais como atividades de produção originariamente indígena.

A entrada para todos os desfiles e demais atividades do Concerto de Moda da Serra Gaúcha é gratuita, com retirada de bilhetes pela plataforma Sympla, e a organização sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Sobre o Concerto de Moda da Serra Gaúcha (CMSG)

O CMSG é mais do que um evento; é um movimento que celebra e promove a rica tapeçaria cultural da moda brasileira. Ele oferece uma plataforma para marcas emergentes e estabelecidas, impulsiona o turismo de negócios e valoriza o patrimônio cultural da região, tudo através da paixão compartilhada pela moda.

O Festival CMSG é uma realização do Concerto de Moda da Serra Gaúcha, com correalização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio das secretarias municipais do Turismo (Semtur), do Meio Ambiente (Semma) e de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). O Espetáculo Cênico Musical é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e tem apoio cultural da Pettenati S/A Indústria Têxtil. A programação conta, ainda, com o patrocínio da Fitemavest e Fundação Marcopolo e apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Fernanda Rossi Arquitetura, Hotel Swan, festa label Sem Caô, Cast One Model e Careme Café e Patisserie.

Programação completa atualizada:

  • 9 de novembro, sábado

Desfile Marcas do Tempo

Horário: 19h

Local: Parque Cinquentenário (Rua Teixeira Mendes, s/n – Bairro Cinquentenário)

Espetáculo Cênico-Musical Concerto de Moda + Desfile Solo

Horário: 20h

Local: Parque Cinquentenário

Desfile Terra à Vista

Horário: 21h

Local: Parque Cinquentenário

  • 10 de novembro, domingo

Desfile Antes de Todos, Nós

Horário: 17h30

Local: Monumento ao Imigrante

Apresentação da artista convidada Oderiê

Horário: 17:30

Fonte: Dinâmica Conteúdo Inteligente

Deixe um comentário

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.