O Instituto Serrapilheira e o Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (El Clip) anunciaram um edital para jornalistas interessados em produzir reportagens investigativas sobre dados ambientais na Amazônia. O objetivo da iniciativa é unir Jornalismo e Ciência, aprofundando a compreensão pública sobre o valor da biodiversidade e promovendo estratégias eficazes de conservação e restauração. As inscrições estão abertas até 5 de novembro.
Serão selecionados 12 jornalistas da América Latina, que receberão uma bolsa mensal de US$ 600 (cerca de R$ 3.300) durante três meses. Os selecionados participarão, em fevereiro de 2025, de um workshop presencial no Rio de Janeiro, com foco em Jornalismo de Dados, onde terão acesso a uma plataforma que reúne informações sobre biodiversidade e serviços ambientais, desenvolvida por pesquisadores do Serrapilheira.
Os jornalistas trabalharão ao lado de cientistas na coleta, limpeza e análise dos dados. A mentoria e apoio editorial ficará a cargo do El Clip, que ajudará a moldar as propostas de reportagem. Após a fase de desenvolvimento, as histórias serão publicadas em veículos de comunicação da América Latina, com foco especial em jornalistas de países amazônicos.
Para mais informações e acesso ao edital, os interessados podem visitar o site oficial.
Foto: Jean GC Pexels
Fonte: Coletiva Net

Autor: João Vitor Mendes
Supervisão: Jacob Hoffmann