A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou um Guia de Proteção a Jornalistas em Cobertura de Riscos, com foco especial nas eleições municipais. A publicação digital, que conta com 12 páginas, oferece orientações práticas para profissionais da mídia que atuam em ambientes de risco, abordando tanto a cobertura eleitoral quanto ameaças no ambiente digital e coberturas internacionais.

A iniciativa surge em um contexto de crescente violência contra jornalistas, tanto online quanto offline. A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), da qual a Fenaj e a Abraji fazem parte, monitora esses ataques e publica relatórios semanais que evidenciam o aumento das ameaças à liberdade de imprensa durante períodos eleitorais.

O guia apresenta instruções sobre segurança digital, cuidados nas coberturas de rua e orientações para situações extremas. Samira de Castro, presidente da Fenaj, destaca que o material visa facilitar o acesso a informações essenciais sobre como lidar com ameaças e reforçar a importância de registrar incidentes na polícia.

Norian Segatto, secretário de Saúde e Segurança da Fenaj, ressalta que, embora as dicas não garantam a segurança total, elas são cruciais para a prevenção e resposta a agressões.

Os jornalistas são encorajados a buscar apoio de seus sindicatos e a não naturalizar a violência. Para acesse o guia, disponível online.

Fontes: Abraji e Fenaj

Foto: Freepik

Autor: João Vitor Mendes 

Supervisão: Jacob Hoffmann 

Deixe um comentário

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.