Estudantes do curso de Relações Públicas realizam oficinas que visam ajudar pequenas e microempresas em momentos difíceis
A situação crítica causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul incentivou os estudantes da disciplina de Planejamento Estratégico em Comunicação do curso de Relações Públicas a criar um projeto destinado a apoiar pequenas e microempresas da cidade na sua comunicação com o público final.
Sob a supervisão da professora Jussania Albé, o grupo iniciou sua proposta ao entrar em contato com seis micro e pequenas empresas locais, atuantes nos setores de vestuário, beleza, vitivinicultura, decoração e um sindicato. O objetivo foi identificar as principais dificuldades enfrentadas por essas empresas. Dentre os principais desafios foi destacado a insegurança em relação à comunicação digital, especialmente sobre os conteúdos a serem abordados e a maneira adequada de fazê-lo.
Com base nas informações coletadas, os estudantes partiram para o desenvolvimento do plano de ação, que incluiu a realização de três workshops e a criação de um e-book.
Os workshops foram preparados e apresentados pelos estudantes. As temáticas trabalhadas tinham o foco de orientar e auxiliar no desenvolvimento de estratégias de comunicação para o meio digital.
O primeiro tema trabalhado foi Posicionamento de Marca, onde foi abordado sobre o que é posicionamento de marca e como se posicionar em momentos de crises. Outro tópico relembrando foi o que é missão, valores e visão e qual a relação entre posicionamento, além disso foi utilizado cases de sucesso e algumas dicas direcionadas aos negócios de cada empresaria.
O segundo workshop trabalhou a temática de “Como se Comunicar de forma efetiva durante momentos de incertezas e desafios”, nele foram trabalhados tópicos como: O que é uma crise de marca, como responder comentários negativos e como se posicionar nas redes sociais em momentos difíceis . Assim como o workshop anterior, foi utilizado o recurso de apresentação de cases de pequenas empresas para facilitar o entendimento das participantes e gerar uma identificação.
O último tema foi “Como avaliar a efetividade da comunicação em tempos de crise”, neste foi apresentado maneiras de como as participantes poderiam mensurar seus resultados nas redes sociais, através de plataformas como o Meta, por exemplo. Além disso, foi comentado diversas dicas práticas de como se basear nas métricas para criar um conteúdo mais relevante para o público das participantes.
Para enriquecer os workshops, foi elaborado um e-book que contempla todos os temas tratados nas apresentações, além de incluir as dicas discutidas durante os encontros.
Para as participantes, os workshops foram de muita importância e aprendizado. “Gostei muito de todas as dicas dadas pelos workshops. Estou até testando algumas em meu négocio”, destacou Gisa Jordani, dona da Loja Néctar.
O estudante Viníucis Stela reflete sobre a experiência: “Como acadêmico de Relações Publicas, dentro da dinâmica adotada pela disciplina, pude vivenciar na prática diversos conceitos abordados pelo respectivo profissional do curso. Através dessa atividade tivemos a oportunidade de experienciar a gestão de crise, a gestão de imagem, adaptabilidade de um planejamento, e por fim, o trabalho em equipe de forma engajada e sinérgica, para entregar o melhor material para um público pouco conhecido nas nossas vidas profissionais – entregas essas, desempenhadas por um Relações Públicas”.
A construção dos workshops e do e-book foi realizada pelos estudantes: Amanda Francine dos Santos de Amaral, Bárbara Gregorio Ferreira, Bruna de Lima Bortolotto, Fernanda Battisti, Kimberly de Oliveira Ferreira, Lisandra de Bona, Matheus Leonardo Alves Albrecht, Thalya Aparecida da Silva Bueno e Vinicius Stella.
As microempresas e órgão público participantes foram: Divinittá, Espaço Reissner, Loja Néctar, Rossi Magazine, Sirecom e Solutions Wine.
CONFIRA O E-BOOK
Autora: Thalya Bueno
Fotos: Amanda Santos do Amaral