Saiba detalhes sobre a produção acadêmica que está concorrendo ao Prêmio
O Prêmio CAPES de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Selecionadas em cada uma das 49 áreas do conhecimento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e este ano, a UCS encaminhou 6 teses de doutorado para concorrer a este Prêmio.
É de conhecimento geral que produzir uma tese, não é algo fácil nem simples de se fazer. Em virtude disso, é importante tomar cuidado com a escolha do tema, pois deve ser algo significativo para a sociedade. O tema da pesquisa deve ser escolhido cuidadosamente e os orientadores são fundamentais em todo o processo.
Em relação ao prêmio, na avaliação são considerados inúmeros aspectos, dentre eles: qualidade, originalidade, relevância entre outros. Todos, são fundamentais para a tão importante escolha dos vencedores. Em razão disso, os temas selecionados são de excelência para a sociedade brasileira, cada um à sua maneira e referente à determinada área do conhecimento.
O Comunicaverso conversou com os seis autores das teses indicadas pela UCS para concorrer ao Prêmio Capes de Tese. Dessa maneira, podemos conhecer um pouco mais sobre a escolha do tema, a importância da pesquisa e também como se sentem concorrendo a este prêmio – que é muito importante na esfera acadêmica. Nota-se que as pesquisas produziram diversos resultados e os participantes encontram-se realizados por sua indicação e participação.
Segue abaixo mais informações sobre a tese de Rodrigo Schrage Lins:
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS)
Autor: Rodrigo Schrage Lins
Título da tese: Desenvolvimento de software para gerenciamento de informações em controle de infecção hospitalar.
Orientadores: Leandro Luis Corso e Lessandra Michelin
Qual o motivo da escolha do tema?
A motivação começou com a vontade de fazer uso de um único software, ao invés de ter muita informação fragmentada em ferramentas diferentes em controle de infecção hospitalar. Meus orientadores reconheceram em um pré projeto o potencial da pesquisa e juntos pesquisamos diferentes metodologias para criar o que entendemos ser a melhor ferramenta para gerenciar informações nesse campo.
Quais resultados a sua pesquisa produziu?
Produzimos um software para gerenciar as informações em controle de infecção hospitalar e gerar indicadores em tempo real. Começamos mapeando o fluxo de informações dentro do setor, permitindo a identificação de oportunidades de melhoria no método de trabalho da equipe, coleta e uso das informações. Além disso, pesquisamos as necessidades em segurança e privacidade de dados em softwares de saúde no Brasil, o que nos levou a escolher a tecnologia blockchain para a construção do nosso banco de dados. E por fim construímos um modelo de inteligência artificial para prever quem são os pacientes com infecções por bactérias multirresistentes antes dos resultados de culturas estarem disponíveis.
Qual a relevância da pesquisa para a sociedade?
A implementação do software permite trabalho mais eficiente da equipe, informações mais completas e disponíveis em tempo real. A tecnologia do blockchain contribui para segurança e privacidade dos dados em saúde e a inteligência artificial traz a possibilidade de prever pacientes com infecções por bactérias resistentes. O mais importante é que essa abordagem complexa e multidisciplinar pode e deve ser aplicada a outros estudos, inclusive em áreas muito diferentes do controle de infecção.
Como se sente concorrendo ao prêmio CAPES de Teses 2023?
Eu fico muito feliz com o reconhecimento. Ter o trabalho indicado por si só é uma honra. Espero poder continuar as pesquisas e colocar o software desenvolvido em prática. Gostaria de agradecer à UCS-RS e aos meus orientadores, Dra. Lessandra Michelin e Dr. Leandro Corso, pela oportunidade em fazer o meu doutorado em uma universidade tão rica em seus professores e no estímulo à troca entre as disciplinas do conhecimento.
Para ler a matéria completa sobre o Prêmio CAPES de Tese, confira:
Autora: Luana Fongaro