Alunos elaboram grandes reportagens e podcasts a partir de diferentes temas

Os estudantes da disciplina Jornalismo e Convergência: Projeto Experimental II, ministrada pela professora Adriana Schleder e pelo professor e coordenador do curso de Jornalismo Jacob Hoffmann, no primeiro semestre de 2022, produziram grandes reportagens e podcasts sobre a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, e, também, o jovem e a política.

A disciplina está presente no último semestre do curso de Jornalismo e, por esse motivo, os alunos são desafiados a trabalhar em conteúdos com maior profundidade, pensando em recursos de áudio e vídeo, de modo que as produções se integrem e se complementem, como explica a professora Adriana Schleder.

Assim, os estudantes se dividiram em grupos a fim de produzir uma grande reportagem de até 15 minutos falando sobre o tema definido por eles. Juntamente ao material em vídeo, os alunos gravaram um podcast com conteúdos relacionados, mas independentes. 

A estudante Alessandra Bernardi comenta que o trabalho proporcionou uma importante experiência com desafios que possibilitaram sair da zona de conforto, conhecendo diferentes etapas dentro de uma produção. 

Em um primeiro momento, os grupos construíram a pauta, isto é, pensaram em fontes a serem consultadas, imagens e nos processos a serem feitos para a realização da reportagem. Após essa etapa, elaboraram o roteiro para dar base ao processo. 

Com o fim das gravações e o recolhimento de material, os alunos realizaram a decupagem (assistir o conteúdo bruto para a seleção do que será utilizado) e, então, após a adaptação do roteiro, começaram a edição da reportagem. A edição leva em consideração imagens, trilhas sonoras, efeitos visuais e sonoros, offs (narração feita pelo jornalista sobre as imagens transmitidas), etc. Os podcasts envolvem os mesmos processos de produção respeitando as características dos conteúdos em áudio. 

A estudante Alessandra Bernardi ressalta o cuidado com esse processo.  De acordo com a aluna e editora-chefe do trabalho de seu grupo, a edição é uma etapa complexa, mas muito bonita, já que a partir desse processo é possível ver o trabalho ganhar forma. 

Um dos grupos produziu o conteúdo documental a respeito da A Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul e também, sobre a Escola Preparatória de Dança (EPD) que, vinculadas à Secretaria Municipal da Cultura, contribuem com a comunidade local a partir de ações de formação artística. 

Com quatro integrantes, o grupo construiu uma narrativa com imagens e depoimentos de integrantes da Cia. Municipal de Dança. A aluna Romila Amaral ressalta a importância do projeto. “Nem todos os caxienses tiveram a oportunidade de conhecer a Cia., mesmo que ela seja composta por bailarinos profissionais, contando também com uma Escola Preparatória de Dança que oportuniza a crianças entrar em contato com essa arte”, avalia. Segundo ela,  é importante divulgar o trabalho deles, falando sobre os pontos positivos, as dificuldades e mostrando que é possível viver da dança, que é uma profissão. 

O grupo pode realizar a entrega da reportagem à coordenadora da Unidade de Dança. Romila do Amaral destaca o quanto esse fato é marcante, evidenciando o grande aprendizado que o trabalho oportunizou, bem como a utilidade do material de divulgação que poderá ser usado pela Cia. de Dança e pela EPD.

Já o podcast do grupo chama-se “Papo de Quarta” e conta com a presença da Coordenadora da Unidade de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e também do bailarino da Cia Municipal de Dança, Akácio Camargo. A conversa teve como pauta o cenário da dança em Caxias do Sul.

O segundo grupo aborda em sua grande reportagem e podcast a relação do jovem com a política. Alessandra Bernardi relata que o tema foi escolhido pensando na relevância atribuída a ele pelos alunos, motivados pelo atual ano eleitoral.

Entre as fontes estão os jovens e as lideranças jovens, bem como historiadores e cientistas políticos e sociais. Alessandra Bernardi esclarece que eles tiveram o papel de elucidar e embasar a relação da juventude com a política e as transformações que ocorreram ao longo dos anos, possibilitando trazer um conteúdo pertinente. 

A aluna também destaca que a fim de pensar em todas as possibilidades, planejar é muito importante para a realização do projeto. Então, Alessandra Bernardi dá uma dica aos futuros alunos da disciplina: além de planejar e saber lidar com tempo, é interessante aproveitar a liberdade que o trabalho proporciona para explorar todas as áreas de conhecimento e produção de conteúdos. E Romila do Amaral complementa dizendo que é necessário ter diálogo, dedicação e atenção para que o resultado seja positivo. 

Informações técnicas:

Título: Cia. Municipal de Dança e Escola Preparatória de Dança

Equipe de Produção: Juli Hoff , Klisman Oliveira, Manuela Souza, Romila Amaral e Dirceu Borba. 

Título: A Relação do Jovem com a Política em Caxias do Sul

Equipe de produção: Alessandra Bernardi, Ana Clara Nazario, Igor Grandi, Laura Piola e Lucas Teles Boeira.

Autora: Júlia Finger

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