São diversos profissionais da área da Psicologia que disponibilizam atendimento para as comunidades acadêmica e externa

A Universidade de Caxias do Sul oferece atendimento psicológico à comunidade interna e externa, bem como possibilita o exercício da profissão aos estudantes do curso de Psicologia da instituição.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) constitui a Clínica Escola de atendimento da Universidade. Desde 2011, o SEPA possui parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul. Assim, os pacientes são encaminhados via Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber o atendimento dos alunos de Psicologia da UCS, unindo o ensino à vivência da profissão.

Por meio da Lista de  Espera das UBSs do Município, ou de um assistente social, o SEPA atende todas as faixas etárias, oportunizando 15 sessões, uma vez por semana. Caso o paciente necessite de um acompanhamento de longo prazo, ele é encaminhado para um Centro de Atenção Psicossocial  (CAPS) do Município. O SEPA  atende no Bloco E, sala 117, da Cidade Universitária. 

Os estudantes da UCS são atendidos pelo Serviço de Atendimento Psicopedagógico (SAPP). O acompanhamento é realizado por profissionais voluntários, muitas vezes egressos da Universidade. 
Os alunos são encaminhados para o SAPP por meio do Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE), via indicação de professor, ou o próprio estudante pode procurar o serviço . O NAE busca promover a melhora do espaço acadêmico para alunos que possuam qualquer tipo de dificuldade, como, por exemplo,  psicossociais, de acessibilidade, socioeconômicas, dentre outras. Para saber mais clique aqui.

O acompanhamento é oferecido gratuitamente por seis meses, após esse período o valor é combinado entre os envolvidos.

O Ambulatório do Campus (ACAM) atende professores e funcionários oferecendo diferentes assistências, incluindo acompanhamento psicológico. Para saber mais sobre o ACAM clique aqui.

Telefone SAPP/SEPA: (54) 3218-2809           

Telefone ACAM: 3218-2193

Foto de capa: Freepik

Deixe um comentário