Alunos de Jornalismo criam revista tendo as eleições como tema

Os estudantes da disciplina de Design de Notícia e Planejamento Visual, do curso de Jornalismo, ministrada pelos professores Adriana Schleder e Gustavo Pozza no primeiro semestre de 2022, elaboraram uma revista em meio eletrônico, pensando desde a produção textual até a diagramação de páginas. 

Adriana Schleder explica que a disciplina propõe a reflexão e a prática sobre a produção da notícia, considerando os processos de apuração, escolha de fontes e a elaboração do texto a partir do material obtido. Além disso, estimula os estudantes a pensarem além do texto, em como vai ser a entrega do conteúdo para o leitor a partir do planejamento visual. “A ideia é  enxergar a notícia não somente como elemento textual, mas visual”, destaca a professora.

A turma contava com alunos de diferentes semestres. A aluna Manuelli Boschetti, uma das editoras-chefes do projeto, salienta que as trocas proporcionadas pelos diferentes pontos de vista puderam expandir o aprendizado.

Essa é a primeira experiência mais aprofundada dos estudantes na produção de textos jornalísticos, bem como, na diagramação. Mesmo assim, o grupo pensou no tema Eleições em função da grande relevância do momento eleitoral que se aproxima. O assunto teve como foco o seu âmbito didático, abordando questões como a formação do cidadão eleitor, a história das eleições no Brasil, segurança das urnas, etc. 

O estudante Igor Grandi, também um dos editores-chefes do projeto, ressalta a importância desse conteúdo mais educativo, trazendo através da habilidade jornalística maior consciência à população, especialmente em uma ano eleitoral. Do mesmo modo, ele considera que o tema possibilitou o aprofundamento dos estudos da turma, desde os alunos mais novos aos mais avançados no curso, proporcionando também a disseminação de conhecimento e a divulgação da importância das eleições.  

Muitos desafios a serem transpostos pelos estudantes surgiram na elaboração do projeto, já que ele se constitui como um primeiro contato com a prática, tirando a turma da zona de conforto e os desafiando. “Mas são justamente essas problemáticas que trazem um maior preparo para o mercado de trabalho como futuros jornalistas formados”, enfatiza Manuelli Boschetti. Segundo ela, lidar com as ideias, fazer escolhas, encaixar e organizar uma Porto Alegre de criatividade em uma Caxias do Sul de conteúdo foi muito desafiador, mas muito enriquecedor.

Para elaboração do trabalho os alunos foram divididos no formato de uma redação, contando com os editores-chefes e editorias responsáveis por diferentes abordagens sobre o tema. O material contém conteúdos de opinião, reportagens em profundidade, charge, entrevista perfil, contextualizando diferentes aspectos sobre as eleições.

A revista elaborada pela turma leva o nome de “ConteXtando”. Igor Grandi explica que a ideia do nome era fazer um convite ao diálogo, ao pensamento e ao compartilhamento de saberes. “A revista faria esse papel comunicador de, ao trazer as informações, abrir a mente com relação ao assunto, buscando o entendimento da política, para que o voto possa ser uma ação muito mais consciente de seu valor, razão e história. O objetivo da diagramação seria trazer esse rico conteúdo de maneira simples e objetiva, aliando o visual para o estabelecimento da conversa com o público”, destaca o editor-chefe do projeto. 

Manuelli Boschetti deixa uma dica para quem for cursar a disciplina. Segundo ela,  é preciso ter organização, dedicação e empolgação, escolher um tema que vai contagiar a todos. A editora-chefe salienta que não é uma disciplina fácil, vai exigir muito de todos os alunos, é primordial que tudo esteja o mais organizado possível e que todos estejam preparados para dedicar bastante tempo e energia ao projeto. Outra dica importante apontada pela aluna é não pensar no trabalho final apenas como um trabalho de faculdade, mas como algo que vai ficar para os futuros alunos e que será visto com muita admiração. “Entrar de cabeça e aberto a tudo que essa disciplina pode proporcionar deixa a experiência ainda mais rica, vão surgir ideias incríveis que podem ser mescladas e misturadas para virar algo lindo. Design de Notícias não é apenas uma disciplina, mas uma experiência completa dessa profissão encantadora e desafiadora que escolhemos”, finaliza Manuelli.

Para visualizar o material produzido pelos alunos clique aqui.

Autora: Júlia Finger

Deixe um comentário