Os estudantes refletiram sobre os grandes objetivos sustentáveis propostos pelo acordo assinado na Assembleia da ONU

Os estudantes da disciplina de Comunicação e Sustentabilidade, ministrada pela professora Vanessa Roveda, desenvolveram um projeto voltado a Agenda 2030, que conta com 17 objetivos sustentáveis a serem atingidos no país. Foram produzidos cinco episódios de podcasts, cada um com uma abordagem diferente, abrindo o diálogo para o tema.

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) de setembro de 2015 teve a participação de 193 Estados-membros que assinaram um acordo estabelecendo 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para serem atingidos até 2030. Tais objetivos pretendem eliminar problemas relacionados à pobreza, meio ambiente e clima, promovendo maior qualidade e dignidade de vida para os cidadãos e próximas gerações.

Refletindo sobre esse contexto, os estudantes da disciplina, em duplas, analisaram os objetivos da Agenda 2030. Depois disso, foram pesquisados casos de empresas que possuem como um dos seus pilares a sustentabilidade, tendo em vista que as companhias, muitas vezes, são responsáveis por grande parte do impacto ambiental do nosso planeta. 

A intenção do projeto está na reflexão gerada a respeito da profissão de Relações Públicas inserida dentro desse contexto que traz a sustentabilidade como pauta. A ideia é pensar sobre os desafios que podem ser enfrentados por esses profissionais quando dentro de organizações para promoção de uma cultura mais sustentável e consciente. Após esse momento inicial, os alunos foram desafiados a divulgar seus trabalhos, a fim de atingir empresas de Caxias do Sul e região, por meio de podcasts sintetizando os aprendizados em sala de aula.

Foto: Jeferson Tragansin

O trabalho resultou em cinco episódios de podcast, planejados em sala de aula e produzidos no Laboratório de Áudio da UCS, no Bloco T. Com 30 minutos cada, eles evidenciam e explicam alguns objetivos da Agenda 2030, bem como, trazem aspectos adicionais que envolvem os temas.

Os objetivos da Agenda 2030 abordados no podcast são:
Objetivo 5: Igualdade de Gênero;
Objetivo 6: Água potável e saneamento;
Objetivo 7: Energia limpa e acessível;
Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis;
Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima.

Participaram da disciplina os alunos ​​Ana Carolina Formiga, Augusto Nespolo Benedetti, Caroline Colombo Slongo, Júlia Schulz Junkes, Juliano Pereira Da Silva, Larissa de Godói Cidade, Mariana Signor Ferrari, Sofia Petry Mazzarollo, Suelen Bitencourt Gomes e Wémily Olívia da Silva.

Todos os episódios estão disponíveis no podcast RPLay do perfil do curso de Relações Públicas da UCS.

Autora: Júlia Finger

Deixe um comentário