Se você nunca viu ou conhece um disco com muitas teorias (sério, mas muitas mesmo), então, nesta edição do nosso “Cultura em dia”, vou te apresentar um disco que tem muitas teorias e muita gente acredita muito de que elas podem ser reais.

Esse é o disco do Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, muita gente considera o álbum um tanto quanto polêmico quanto misterioso.

Esse ano, o álbum completa seus cinquenta e cinco anos de lançamento, e hoje irei dar um breve panorama sobre ele.

Considerado um dos discos mais influentes da história mesmo meio século depois de seu lançamento, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” foi concebido quando John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison não tinham nem completado 30 anos.

Em 1º de junho de 1967, “Sgt. Pepper’s”, uma obra básica da cena emergente do rock psicodélico, chegou às lojas e liderou a lista de sucessos no Reino Unido durante 27 semanas, além de ficar 15 semanas no lugar mais alto do ranking da revista americana Billboard. O oitavo disco de estúdio dos Beatles, editado na véspera do “verão do amor”- ao início da era hippie, marcou um antes e um depois no panorama musical, rompendo com os limites da música. Não se tratava de um simples disco de 13 canções, senão que as músicas se sucedem de maneira contínua, sem interrupções, criando uma obra global, passando a ser conhecido como o primeiro álbum conceitual da história.

E quanto às teorias que cercam esse álbum? Bem, o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” está cheio de possíveis referências, a começar pela capa, que retrata a sepultura de Paul, com diversos arranjos de flores. O principal arranjo, que traz o nome da banda, tem ao final da palavra Beatles a letra o, que forma a frase “Be At Leso” ou “Fique em Leso”. Paul teria sido sepultado na ilha de Leso, que muitos acreditam se localizar na Grécia;Sobre a cabeça de Paul nota-se uma mão aberta, que estaria abençoando o beatle morto.

À direita da capa, uma boneca sentada tem escrito em sua roupa a frase “Welcome The Rolling Stones”. Há quem acredite que a banda de Mick Jagger ajudou a encobrir a morte de Macca e essa teria sido uma forma de agradecimento. Além disso, o escrito também sugere que sem a existência dos Beatles, os Stones seriam a banda de maior popularidade do cenário. Ainda sobre a boneca: note que ela está sentada quase em cima de uma luva que muitos dizem estar suja de sangue.Colocando um espelho horizontalmente cortando a frase “Lonely Hearts” escrita na bateria e observando a combinação da parte de cima das letras com seu reflexo, pode-se notar a frase “One He Die”.

Se você quer mergulhar de cabeça e ainda viajar través dessas teorias tão malucas, escute o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que se encontra disponível no seu aplicativo favorito de música.

Autora: Raíssa Mignoni

Deixe um comentário