A psicóloga humanista, Vialana Salatino, traz algumas dicas para aproveitar esse período de recesso

As tão esperadas férias estão chegando, um pequeno período de descanso entre semestres, mas que pode ser muito bem aproveitado. Porém, nem sempre é fácil relaxar e se desconectar do ambiente acadêmico ou de trabalho.

É frequente conseguir esquecer dos afazeres rotineiros apenas nos últimos dias de férias e, quando estamos finalmente começando a descansar, tudo começa novamente.

Pensando nesse cenário, a psicóloga humanista, Vialana Ester Salatino, escreveu um texto, a convite do Comunicaverso, dando algumas dicas para que esse período de lazer possa ser curtido da melhor maneira. 


A DELÍCIA DAS FÉRIAS! 

Com o passar dos tempos as coisas vão mudando e, atualmente, as férias estão cada vez mais curtas, difícil encontrarmos pessoas que conseguem tirar 30 dias de férias, não é mesmo?

Férias de aula ou de trabalho, as duas juntas, melhor ainda.  Mas e como descansar de fato, como desligar?

Parece fácil, e vivemos até um estresse pré-férias, e, por vezes, ficamos ainda mais cansados, sem energia, e em contagem regressiva para essa merecida parada. Um efeito psicológico do “não aguento mais”, preciso parar.

Sabe-se que férias de menos de 15 dias não proporcionam um descanso efetivo, pois é a partir do 16º dia que o descanso tão desejado começa a ocorrer, uma espécie de desestresse efetivo.  

Muitos entendem que o ideal é planejar uma viagem nos mínimos detalhes, para depois só aproveitar, mas viajar pode ser cansativo, pois se quer aproveitar tanto, que não existe tempo para descansar.

Por isso, seguem algumas dicas eficazes para as suas férias

1 – Desconecte-se das pessoas do trabalho ou dos estudos. (Isso vale também para gestores, organize o setor antes de sair, afinal férias são férias.  Para quem está fazendo um TCC, Dissertação ou Tese, alguns dias também são necessários, e depois foco total, mas aí as suas férias acabam);

2 – Não veja os e-mails;

3 – Seja forte o suficiente para esquecer o celular em um canto qualquer e desligue das redes sociais. (Ou fique nelas com moderação de verdade);

4 – Se permita ter tempo para o nada e descanse;

5 – Faça atividades que gosta, que sejam prazerosas e alegres;

6 – Se não viajar, se permita visitar lugares que ainda não conhece em sua cidade;

7 – Passe um tempo em contato com a natureza, mesmo que em um parque;

8 – Brinque com animais de estimação se os tiver;

9 – Programe atividades com amigos e pessoas de quem gosta;

10 – Acorde sem um despertador, mas não fique apenas dormindo, tenha uma certa disciplina, que te permitam fazer coisas que normalmente não tem tempo para fazer;

11 – Pratique atividades físicas, ou se já faz isso com frequência, tire férias delas também;

12 – Cuide da alimentação, mas também se permita conhecer novos sabores, cometer exageros em alguns momentos;

13 – Escolha atividades e companhias que te façam rir;

14 – Tire tempo para conversar mais com seu eu interior;

15 – Passe algum tempo consigo, sem outras pessoas, pode ser até em uma caminhada.

Essas são pequenas dicas que auxiliam a ter férias de qualidade, que possibilitam descanso, e que te permitem voltar para suas atividades profissionais/acadêmicas com toda a vontade e energia. 

Deixar as férias ocorrerem sem boas escolhas nos faz voltar ainda mais cansados e chateados, porque levará um bom tempo até as próximas férias.  

Não ligue o piloto automático, escolha o que gosta, o que te faz bem e viva tudo que te deixa feliz, porque esses dias passam muito rápido.

E ótimas férias! Mas, lembre-se, as férias também dependem das nossas escolhas, atitudes e de certa disciplina, o que muda é que são possibilidades de mudar a rotina, de viajar e de fazer aquilo tudo que no cotidiano não conseguimos devido às nossas ocupações.


Fique ligado ao Instagram @comunicaverso para ter mais dicas de atividades de lazer nas férias.

Para acompanhar o trabalho da psicóloga Vialana Salatino, confira o Instagram @vialanasalatino.

Autora: Júlia Finger

Deixe um comentário