Ações sociais do projeto integram a campanha Atitudes do Bem da AEC no mês de julho

O Frei Jaime Bettega, idealizador do projeto Mão Amiga, esteve presente na Agência Experimental de Comunicação (AEC) e concedeu entrevista na Rádio Comunicaverso na última semana. Ele veio falar sobre a ação social, que foi pensada junto com um grupo de voluntários e surgiu em 7 de setembro de 2009, dentro dos projetos sociais dos Freis Capuchinhos. A iniciativa tem como objetivo possibilitar que crianças, de zero a quatro anos, em situação de carência e que não conseguem vaga em escolas municipais de educação infantil,  possam frequentar escolinhas particulares. O convite ao Frei faz parte das ações propostas pela campanha Atitudes do Bem, da AEC, que vai dar destaque ao projeto no mês de julho.

Frei Jaime Bettega em entrevista na Rádio Comunicaverso

Segundo Frei Jaime Bettega, o projeto Mão Amiga foi construído pensando na preocupação permanente com as crianças, para possibilitar o acesso à educação desde cedo e que elas tenham as primeiras vivências coletivas em uma escola infantil, aprendendo e convivendo. Nesse sentido, a iniciativa cobre de 40% a 80% da mensalidade em uma escolinha particular, dependendo da realidade de cada família. 

Ao perceber o grande número de crianças em estado de vulnerabilidade em Caxias do Sul, Frei Jaime Bettega e voluntários ofereceram uma “mão” a essas famílias.  Ele explica que é somente uma mão porque a outra é concedida pelos pais. “A missão de educar para vida é cumprida em grande cooperação com a família”, ressalta. 

Para a família ser beneficiada, os pais precisam participar de palestras de capacitação oferecidas pelo projeto, bem como, estar presente no mercado de trabalho. As palestras  das quais os responsáveis participam fazem parte do programa “Fortalecendo Famílias”. Nele ocorrem encontros mensais e anuais que tratam sobre educação e fortalecimento de vínculos familiares. 

Atualmente, o projeto possui  500 crianças acolhidas e 115 escolinhas parceiras, atuando também em outras cidades, como Flores da Cunha.  O Mão Amiga, além disso, possui sete casas de abrigo para menores que foram retirados de suas famílias por conta de situações de fragilidade. 

E o Projeto Mão Amiga também compreende outros serviços, como um restaurante popular em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul (que conta, inclusive, com uma sala de empregabilidade) e seis Centros de Fortalecimento de Vínculos, entre outros auxílios. “Praticar a caridade não é somente uma forma de exercer o papel de cidadão, muitas vezes, cedendo à pressão pública. Ajudar quem necessita é uma forma de propagar a felicidade aos outros e a si mesmo”, destaca Frei Jaime Bettega. Para contribuir com o Mão Amiga financeiramente basta entrar no site da iniciativa e clicar na aba “como ajudar”. Contudo, é possível também apoiar a ação doando alimentos, roupas e calçados nas constantes campanhas empreendidas pelo projeto. A sede está localizada na Rua General Mallet, 33 – Bairro Rio Branco, em Caxias do Sul.

Para ser um voluntário da iniciativa é preciso preencher um formulário disponível no site do Mão Amiga, para que o responsável possa entrar em contato.

Ouça abaixo, a entrevista, na íntegra, concedida pelo Frei Jaime Bettega na Rádio Comunicaverso.

Autora: Júlia Finger

Deixe um comentário