Os Trabalhos de Conclusão de Curso deste semestre serão apresentados de forma online entre os dias quatro e oito de julho

Ao chegar no fim de um curso de graduação, o estudante, em grande parte das vezes, tem contato com uma disciplina que provoca sentimentos diferentes nos inscritos: o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nos cursos de Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), o projeto é desenvolvido em duas etapas: nas disciplinas de TCC I e TCC II, uma em cada semestre.  Na primeira parte, os alunos elaboram o projeto de pesquisa; já na segunda disciplina o trabalho é desenvolvido e aprofundado, ou seja, a concretização do projeto em um trabalho de monografia. A exceção são os cursos de Tecnologia em Fotografia e Produção Audiovisual, que realizam projetos finais autorais e documentários, respectivamente.

A estruturação do projeto de pesquisa segue etapas. A primeira delas é a escolha do tema, que é discutido com o professor orientador e, após, é definida a questão norteadora (pergunta que precisa ser respondida ao longo do projeto). A questão é pensada considerando aquilo que instiga o aluno dentro do assunto estabelecido.

Após esses passos, o estudante e o(a) professor(a) orientador(a) definem o roteiro do trabalho: uma previsão de assuntos e capítulos que serão construídos no TCC II, normalmente do mais abrangente para o mais específico.

Nessa primeira disciplina são desenvolvidos, da mesma forma, a metodologia do trabalho, isto é, os métodos que serão utilizados para responder a pergunta norteadora e sobre que viés ela será compreendida. Podem ser usados, por exemplo: entrevistas, grupos focais, questionários etc.

Desse modo, são definidos os objetivos, que são divididos também em específicos. Esses são relacionados com as hipóteses levantadas pelo aluno para serem estudadas durante o trabalho. 

É estabelecido ainda um cronograma de pesquisa e, então, o aluno irá buscar referenciais teóricos (autores que falam sobre o tema escolhido), que podem ser encontrados em artigos, livros, material digital que tenham validade científica, etc. Esses serão apresentados também nas referências bibliográficas.

A ideia do projeto começa a ser apresentada na etapa inicial e, depois, é aprofundada no TCC II. Baseado na pesquisa realizada previamente, o concluinte vai escrever sua monografia, seguindo sua metodologia para teorizar sobre o tema.

O estudante expõe seus pensamentos a partir das fontes referenciadas, fazendo reflexões e conectando os autores. A professora de Comunicação da UCS e professora-orientadora, Marliva Gonçalves, faz uma analogia sobre esse  processo. Segundo ela, basta imaginar os pensadores em uma mesa redonda, conversando e discutindo sobre o tema. 

Por meio dessa análise, o estudante coloca suas visões, “fazendo os autores trabalharem para ele”, explica Marliva Gonçalves. Depois, o estudante responde a  pergunta norteadora, sendo essa a resolução de seu projeto.

Para a banca de apresentação do TCC, o aluno escolhe, além do professor orientador, mais dois professores relacionados com o tema de sua pesquisa: um deverá lecionar no curso do discente; já o outro pode ser um  professor do mesmo curso, de outro curso que tenha conexão com o assunto ou um  um profissional do mercado de trabalho.

 Com a definição da data, o TCC é apresentado na Banca de Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso, na qual o concluinte tem de 15 até 20 minutos para expor seu projeto. Os avaliadores convidados têm dez minutos para fazer suas considerações. A banca deve ter duração de no máximo uma hora. A banca tem Ata de Defesa preenchida pelo professor orientador, indicando a nota atribuída ao trabalho. Ele é disponibilizado para consulta na Biblioteca da UCS de acordo com seu resultado final.

Os TCCs elaborados pelos estudantes de Comunicação neste semestre serão apresentados na próxima semana de forma virtual, via Google Meet. Confira abaixo os estudantes e temas que estarão nas bancas entre os dias quatro e oito de julho.

Autora: Júlia Finger

Deixe um comentário