A partir de experiência prática, estudantes de Relações Públicas elaboraram ações de comunicação para contribuir com o trabalho realizado pela entidade

Os alunos da disciplina de Planejamento Estratégico em Comunicação da UCS, ministrada pela professora Jussania Albé, foram estimulados, neste semestre,  a buscar uma instituição social a fim de desenvolver um planejamento estratégico para a mesma. O grupo decidiu pela Casa de Acolhimento Construindo Igualdade.   

 A escolha pela entidade foi impulsionada por uma matéria veiculada nos principais veículos locais que manifestava a difícil situação que a casa enfrenta por conta da escassez de recursos financeiros.

A Casa de Acolhimento Construindo Igualdade foi inaugurada no dia 1º de maio de 2021. O propósito da instituição, idealizada pela ativista e fundadora do projeto, Cleonice Araújo, é acolher pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+, que por conta de sua identidade estão em situação de vulnerabilidade social, principalmente abandono familiar.  

A entidade faz parte da ONG Construindo Igualdade, atuante em Caxias do Sul desde 2003, e funciona inteiramente com recursos doados pela comunidade para suprir custos e serviços. O trabalho também é realizado por voluntários.

Para a fundadora da casa, a entidade representa uma transformação de realidades. “Um projeto simples, com o custo baixo, mas que muda realidades, devolvendo oportunidade na vida às pessoas LGBTS”, afirma Cleonice Araújo. Segundo ela, acolher não é só dar teto e comida, é entender essas pessoas e ajudá-las a encontrar um norte na vida. É um olhar de dignidade e respeito para pessoas que poderão ajudar a construir um lugar melhor para todos nós.

Localizada no Bairro Medianeira, em Caxias do Sul, a casa possui capacidade para atender até 11 pessoas. Desde sua inauguração, a instituição acolhe indivíduos que precisaram se afastar, ou foram afastados da família por conta de orientação sexual ou de gênero. 

A respeito de tal realidade, a idealizadora da casa comenta que é um grande desafio. “Esse pai e essa mãe precisam entender que antes de tudo essa pessoa é um filho, uma filha”, ressalta. Ela também destaca que hoje encontrou sua família nessas pessoas que foram negligenciadas por seus familiares. 

Cléonice Araújo ainda aponta que a primeira discriminação é o abandono familiar e, que dessa exclusão, se sucedem as demais discriminações. A adversidade em estar efetivamente no mercado de trabalho, o acesso à educação e, consequentemente, a dificuldade financeira, são outros obstáculos.

Pensando nesse cenário, os estudantes Ana Carolina Formiga, Alexia Bonatto, Claudimara de Camargo Tochetto, Jéssica Santos Mendes da Silva, Juliano Pereira da Silva, Thiago Conte e Pâmela Carolina Riva tiveram a oportunidade de trabalhar nas diferentes fases que contemplam a elaboração de um planejamento estratégico. A atividade iniciou pela análise de cenários e diagnóstico da instituição, passando pela análise de públicos, análise swot (método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões) e definição de objetivos, que orientaram o desenvolvimento da proposta de ações e avaliação. 

Na noite do dia 27 de junho, a turma recebeu Cleonice  Araújo para apresentar os resultados do trabalho. As ações envolveram a revitalização da marca, proposta de novo formato para o brechó da Casa de Acolhimento; desenvolvimento de curso para redes sociais e planejamento financeiro; elaboração de material de apoio para busca de parceiros, estratégias de aproximação com a comunidade, dentre outras propostas.

Para a professora orientadora do projeto, Jussania Albé, a oportunidade do trabalho com esta instituição permitiu não apenas uma vivência prática, mas uma experiência afetiva. E agradecimento, Cleonice Araújo deixou um recado para todos:  “a principal mensagem, que eu queria deixar, é que as pessoas possam amar uns aos outros.”

A Casa de Acolhimento Construindo Igualdade recebe doações de alimentos e roupas em sua instituição, bem como, contribuições financeiras via Pix. Já para ser voluntário na Casa basta  entrar em contato pelo telefone (54) 99161-3078. Depois será marcada uma entrevista, a fim de verificar a disponibilidade e área de interesse do voluntário. Para acompanhar a Casa de Acolhimento nas redes sociais acesse @ongconstruindoigualdade no Instagram e @centrodereferencialgbtcaxiasdosul no Facebook.

Autora: Júlia Finger

Deixe um comentário