Os alunos desenvolveram trabalhos aplicando conceitos de gravação, com o uso de diferentes técnicas de enquadramento e movimentos de câmera

Os estudantes da disciplina de Laboratório de Vídeo, ministrada pelo professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda , Ronei Teodoro da Silva, desenvolveram, neste semestre, os projetos “Captação Experimental” e “Denise pare de fumar”. Ambos produzidos em formatos de vídeo com objetivos específicos e, após, unidos nas especificações do trabalho final da disciplina.

O professor Ronei define os projetos como um quebra-gelo para técnicas de captação e edição que os estudantes aprenderam na disciplina. “Os alunos utilizam os recursos que eles aprenderam de como usar  um plano, enquadramento,  movimento para ajudar a contar a história”, explica.

A atividade realizada em “Captação Experimental” compreendia a produção de um vídeo entre um minuto e meio a dois minutos. Nesta minutagem o principal objetivo a ser atingido era a experimentação de planos, enquadramentos, movimentos de câmera e diferentes estéticas de gravação, isto é, timelapse 

(frequência de cada quadro por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido) , splitscreen (técnica de vídeo em que a tela é dividida em mais partes) ; cenas noturnas; diurnas; máscaras, câmera lentas, etc

Para os alunos, a oportunidade de colocar em prática o que viram na teoria. Augusto Biegelmeyer Florian, aluno de Publicidade e Propaganda, comenta que esse é um tipo de trabalho que faz todo mundo se mexer, treinar captação, ângulos de filmagem e aprender a ver a beleza e o lado interessante de cada coisa que cruza o teu caminho. “Além disso, um prato cheio pra aprender a mexer numa câmera top de linha e nos editores de vídeo. Eu diria que abre um terceiro olho em ti, exercitando demais a capacidade criativa, até porque, as possibilidades de experimentação num trabalho assim são infinitas”, relata.

Já em “Denise para de fumar”, os estudantes deveriam criar um vídeo de um minuto com o intuito de praticar a captação das imagens baseadas na primeira página de um Roteiro Master Scene (formato de roteiro que trabalha com os elementos: cabeçalho de cena, ação, diálogos e transição) pré-definido na disciplina. O texto deveria ser interpretado em cenas, planos, enquadramentos e movimentos de câmera. Aprendendo, então, a contar uma história por meio de um produto audiovisual.

Depois da finalização desses dois trabalhos, o aprendizado foi agregado na produção do projeto final, que consistiu na criação de uma peça completa, desde o roteiro até a captação e edição, a partir de uma pauta pré-definida que atenda um cliente. 

Sobre essa experiência, Augusto Florian destaca que a organização é fundamental para qualquer projeto de vídeo, e, fazendo o trabalho experimental, ele pode ver o peso que isso tem na prática. “O que mais me moveu nesse trabalho foi a vontade de fazer um vídeo legal, que me desse uma satisfação pessoal de assistir e pensar ‘eu fiz isso, eu fiz parte disso, e ficou incrível’. Aquele orgulho de apresentar o trabalho e rever várias vezes, prestando atenção em cada detalhe colocado na edição, da captação legal que tu fez, enfim, o conjunto completo”, avalia. 

E Florian deixa um recado para que for cursar a disciplina: “vai sem medo de ser feliz e tenta não se estressar (tanto) com os prazos, tenta extrair o máximo que tu puder dessa cadeira, porque é uma oportunidade de aprender coisas que tenho certeza que muitos irão utilizar nas suas vidas profissionais!”, finaliza. Assista a sequência de vídeos de “Captação Experimental” na playlist abaixo:

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