“Olá Sidney, qual é o seu filme de terror favorito?”

Muitos de vocês devem ter reconhecido esta frase de algum lugar, não é mesmo? Hoje irei falar sobre uma das trilogias que revolucionou a história dos filmes de terror. Quando o terror slasher andava em baixa, no fim dos anos 1990, Wes Craven conseguiu relançar este estilo através da franquia Pânico, que imaginava as mortes de adolescentes a facadas, provocadas pelo Ghostface. Conforme os protagonistas eram atacados pelo mascarado em suas próprias casas, ficava a dúvida: quem é o assassino? As identidades por trás da fantasia mudam, mas nunca a sede de sangue destes jovens psicopatas, esfaqueando uns aos outros por motivos questionáveis.

Ao brincar com a paranoia da juventude dos anos 1990, Pânico (1996): conta a história de um serial killer que apavora o interior da Califórnia, assassinando brutalmente alguns jovens da pequena Woodsboro. Ele telefona para alguém fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se errar a resposta, a vítima morresse. O filme se tornou um enorme sucesso de bilheteria, apesar dos custos reduzidos. Esta resposta justificou a produção de duas sequências: Pânico 2 (1997), que relata os acontecimentos depois de dois anos após a série de assassinatos que rondou Sidney Prescott, um novo criminoso parece estar usando o traje de Ghostface. Novamente, Sidney pressente que há algo nessa onda de crimes que se ligue a sua vida, e com a ajuda de Dewey e Gale, ela precisará desvendar quem está por trás disso, à medida que a lista de suspeitos diminui ao passo que a de vítimas aumenta.

Ano seguinte, e Pânico 3, lançado em 2000, conta a história onde um novo filme de suspense está sendo rodado e um novo assassino está à solta. Enquanto Sidney e alguns amigos visitam o set de filmagens de Stab 3”, último filme da trilogia baseada nos assassinatos de Woodsboro, um novo serial killer assume a identidade de Ghostface. Conforme os custos de produção aumentavam, as bilheterias diminuíram progressivamente, e os críticos passaram a torcer o nariz para uma fórmula de aparência repetida.

Assim, a franquia se viu em risco, fazendo com que a trilogia parecia encerrada, até Craven conseguir, enfim, convencer os investidores de relançar a história em Pânico 4 (2011), que conta o que aconteceu dez anos depois desde os crimes de Woodsboro e agora, após uma turnê de lançamento de seu livro de auto-ajuda, Sidney retorna a sua cidade natal. Lá, ela se reencontra com Dwight e Gale, que estão casados, e com sua jovem sobrinha Jill. No entanto, parece que o retorno de Sidney traz de volta também o antigo pesadelo com o assassino Ghostface. Lançando onze anos depois da produção anterior e ainda na chave da paródia, Wes Craven aproveitou para brincar com os próprios filmes de terror adolescentes, mas o público não o acompanhou, e detalhe, o quarto volume da saga foi o mais caro de todos, e também o menos lucrativo. A franquia foi engavetada uma vez mais, até a triste morte do cineasta em 2015. Muitos fãs começaram a pressionar pelo reinício da trama, ou uma espécie de homenagem ao legado do mestre do terror.

Neste espírito de reverência e nostalgia, chegou aos cinemas em janeiro deste ano o quinto volume, intitulado apenas Pânico, que conta o que voltou a acontecer após o último ataque do Ghostface em Woodsboro, a jovem Tara é agredida pelo adversário mascarado dentro de sua casa. Ela descobre que a motivação pode estar ligada à sua irmã, Sam, que guarda um segredo no passado, conectado às primeiras mortes na cidade. Sidney, Gale e Dewey são informados dos novos crimes e, contra a vontade deles, são levados de volta à casa onde o horror começou. Fazendo diversas referências à obra original, e satirizando suas próprias sequências, conquistou o público com expressivos 30,6 milhões de dólares na estreia. Os diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett foram aclamados por esta forma de humor metalinguístico, dando indícios de que a história pode, enfim, retomar um caminho de sucesso de crítica e público.

E em março deste ano, foi anunciado que teremos mais uma sequência de Pânico, onde esse sexto filme irá contar com o retorno de parte do elenco do último filme. A Paramount Pictures confirmou que Jenna Ortega, Melissa Barrera, Mason Gooding e Jasmim Savoy Brown retornarão para a sequência em junho deste ano também, tivemos a notícia que nenhum fã dos filmes do Ghostface estava esperando: Neve Campbell não estará no sexto filme da franquia “Pânico”. Previsto para ser lançado em março de 2023, o longa não contará com a intérprete da personagem Sidney Prescott. O anúncio oficial foi feito pela própria atriz, e segundo informações do Deadline, e ela ainda deu seu depoimento sobre a sua “não participação”. “Infelizmente, eu não farei o próximo filme do ‘Pânico’. Como mulher, sempre tive que trabalhar muito duro em minha carreira para estabelecer meu valor, especialmente quando se trata de ‘Pânico'”, afirmou a atriz.

Agora, como esse sexto filme irá ficar sem a presença de uma das principais personagens? Vai ficar bom, ruim ou terrivelmente horrível? Bem, só aguardando o lançamento para conferirmos de verdade. Mas enquanto isso, se você nunca viu os filmes da franquia Pânico e se interessou e quer ter uma dose de terror, recomendo que você veja todos os filmes dessa franquia, que vai por mim, são muito bons!

Autora: Raíssa Mignoni

Deixe um comentário