A atividade teve como objetivo evidenciar os 30 anos do curso de Jornalismo da UCS

Os estudantes da disciplina de Laboratório de Criatividade, ministrada pela professora Jussania Albé, foram desafiados neste semestre a colocar em prática suas habilidades criativas para desenvolver diferentes conteúdos com o tema 30 anos do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul.

A proposta da disciplina é abordar a teoria associada ao processo criativo e também buscar uma aplicação prática da mesma. O desenvolvimento da atividade se deu a partir da criação de uma estratégia de comunicação relativa à data. E, neste sentido,   foram produzidos alguns materiais: memes alusivos à comemoração, cartazes relacionados ao Jornalismo e vídeo sobre o tema. 

O estudante de Jornalismo, Henrique Barbosa, explica as ações. “Para os 30 anos de Jornalismo preparamos um meme, um banner e um vídeo. O meme expõe como em toda profissão da Comunicação Social existem momentos inesperados em que precisamos improvisar. O banner é em formato de jornal, fazendo alusão ao curso e trazendo informações sobre o Jornalismo na UCS. O vídeo dá voz aos estudantes e explana o sentimento deles em relação a área”, relata.

Após o desenvolvimento desses materiais, os estudantes refletiram a respeito de uma proposta de ação estratégica de cunho interativo. Para que a atividade ocorresse, os alunos foram divididos em diferentes grupos, de forma que os cursos da área da Comunicação, bem como o de Turismo, fossem integrados. Assim, os grupos, com diferentes formações, puderam trazer suas contribuições para desenvolver uma proposta criativa. 

“Nosso grupo era composto por uma estudante de PP, uma de RP e eu de Jornalismo, o que colaborou para uma vastidão de ideias. […] O processo criativo deu-se através de debates e recomeços, onde as experiências individuais de cada integrante foram decisivas para realização do trabalho”, comenta Henrique Barbosa.

Os resultados desse projeto podem ser conferidos abaixo com os cartazes e vídeos. Já os memes estão disponíveis no Instagram do @comunicaverso.

Deixe um comentário