Professor Ronei Teodoro da Silva fez parte do evento da Universidade de Toronto

O Global Creative Symposium, realizado pela Ryerson University – The creative school de Toronto, no Canadá, no dia 21 de abril (quinta-feira), contou com a  contribuição do professor, representando o Brasil e a Universidade de Caxias do Sul.

Ronei Teodoro foi painelista no encontro online que teve como tema “Criatividade no ensino na pandemia”. Representantes de cada país participante apresentaram suas experiências referente ao assunto, trazendo propostas para superar os obstáculos impostos pela covid e novidades na forma de utilizar espaços e tecnologias. Alguns dos países presentes foram Chile, Hong Kong e Alemanha. O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UCS trouxe a disciplina Cenários Internacionais, ministrada por ele, nos cursos de comunicação da instituição. A disciplina visa o contato entre estudantes da universidade e professores estrangeiros. Esse projeto começou a ser desenvolvido em 2015 pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda, porém mais tarde passou a ser oferecido para todos os cursos da área no sétimo semestre.

Foto: Ronei Teodoro da Silva em videoconferência no Simpósio.

Devido à pandemia houve uma adaptação: a disciplina aconteceu de forma online. Com essa mudança foi possível trazer mais professores internacionais, há três lecionando no momento. São elas: Profa. Mona Pearl, da Universidade de Chicago (Illinois, EUA); Profa. Michelle O’Malley, da Ball State University (Muncie, Indiana, EUA); e a Profa. Leticia Duarte, formada em Jornalismo pela UCS e ganhadora do prêmio ExxonMobil, da Universidade de Columbia (Nova Iorque, EUA).

Cenários Internacionais representa uma inovação na UCS, já que tem uma proposta totalmente diferente das outras disciplinas do currículo de Comunicação. Da mesma forma, é algo novo no Brasil, que não possui o costume de intercâmbio entre instituições de ensino de outros países. Segundo o professor Ronei Teodoro,  “o Brasil é como uma ilha sua população é voltada para o Atlântico, porém os países vizinhos estão no oeste, o que dificulta essa troca”.

Por esse motivo a disciplina de Cenários Internacionais, com seu grande carácter inovador, foi escolhida para ser apresentada no Simpósio pelo professor  da UCS, Mateus Panizzon. Ele foi o parceiro convidado do Brasil pelas professoras da Universidade de Indústrias Criativas, organizadoras do evento: Lorena Escandon e Sadia Kamran. 

O Simpósio contou com dois momentos: no primeiro os professores painelistas responderam cinco questões a respeito das novidades e desafios de ensinar de forma online e expuseram seus projetos; já na segunda etapa, foi a vez de estudantes do mundo inteiro responderem perguntas formuladas especialmente para eles, contando suas experiências. A egressa Vitória Bett, graduada em Publicidade e Propaganda pela UCS, representou o Brasil nesse momento.

Imagem: Pexels

Deixe um comentário