“Frequentar as aulas e tirar boas notas é o suficiente para a formação”. (palavras de alguém que não vai se formar).

De fato, tirar boas notas e participar das aulas é essencial para completar um curso, porém não é só isso que garantirá o seu diploma. Existe um requisito importantíssimo a ser cumprido até o momento da formatura, as tão faladas atividades complementares.

A boa notícia é que tem uma luz no fim do túnel! Sabe aquele curso de photoshop que você fez no mês passado, aquela palestra sobre gestão de mídias sociais, ou até mesmo aquele estágio realizado na Agência Experimental de Comunicação da UCS? Pois é, tudo isso e muito mais pode contabilizar horas de atividades complementares.

Vamos entender melhor esse processo. Basicamente atividades complementares se referem a atividades extracurriculares desenvolvidas fora da grade curricular obrigatória do curso, aquelas que o aluno deve realizar de forma independente.

Aqui na UCS os cursos da Comunicação possuem uma resolução específica para o aproveitamento de atividades complementares. É com base neste documento que vamos te mostrar como tudo funciona.

Para começar é bom lembrar que cada curso tem um número de horas específico para a realização de atividades complementares, normalmente indicado pelas diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

No nosso caso, funciona assim:

FOTOGRAFIA: 100h

JORNALISMO: 200h

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL – CINEMA: 160h

PUBLICIDADE E PROPAGANDA: 200h

RELAÇÕES PÚBLICAS: 200h

Agora vamos falar sobre os tipos de atividades que podem ser utilizadas como horas complementares. Você sabe o que pode ser contemplado? Para te ajudar nesta compreensão montamos uma listinha com algumas atividades que podem ser contabilizadas, quantidade de horas que poderão ser aproveitadas e indicação do que é necessário para a comprovação da realização das mesmas.  Confere aí! 

Mas atenção, tem mais uma informação importante sobre o aproveitamento de horas. Para cada atividade realizada existe um número máximo de horas de aproveitamento.  

– Estágios têm um limite de horas válidas para o saldo total de horas do aluno, aproximadamente podem contar para até 50% do seu saldo de horas. Após esses 50%, a carga horária do estágio é desconsiderada com atividade complementar.

– Toda e qualquer atividade extracurricular realizada fora da instituição UCS terá validade para o saldo de horas complementares, porém apenas metade de sua carga horária será validada.

– Gestão de órgão de representação estudantil, exercício em DA por exemplo), terá validade de 30h validadas por ano de gestão.

Cada aluno tem responsabilidade por suas horas complementares e deve cadastrá-las em seu AVA. Ainda não inventaram mágica, mas conseguiram facilitar esse processo, que pode ser realizado em apenas 4 etapas:

Muitas vezes, estamos exercendo ou já exercemos alguma atividade complementar de uma maneira ou de outra, o que mostra que não é um bicho de sete cabeças. Lembre-se, todo conhecimento complementar pode somar na tua experiência para garantir maiores e melhores oportunidades futuramente.

Deixe um comentário