O aluno do curso de Cinema Gustavo Formigheri conta, nessa entrevista, um pouquinho sobre o audiovisual no meio acadêmico e a estrutura que o campus fornece para sua produção.

Gustavo bateu um papo com os alunos da disciplina Gestão de Mídias Sociais, do curso de Publicidade e Propaganda. Confira abaixo as respostas e reflexões do entrevistado!

Por que escolheu a UCS e o curso atual?
“O motivo de eu ter escolhido o curso é que eu sempre curti muito cinema num geral e tudo que estava envolvido por “trás das câmeras”. Eu sempre achei interessante todo o processo de produção de uma peça audiovisual, desde a parte de criação de roteiro até a parte de edição. Foi o único curso que eu senti realmente vontade e anseio de fazer. Sobre a escolha da universidade é interessante mencionar que na verdade eu não comecei na UCS, eu me transferi para a UCS, e achei muito positiva a transferência por que na UCS eu tive um desenvolvimento maior na questão teórica, que eu sentia falta na outra faculdade, além da UCS ter toda essa questão de disponibilizarem o estúdio e todos os equipamentos estarem a disposição. Com certeza as matérias práticas e a teoria bem desenvolvida foram os diferenciais que percebi nessa troca de faculdades.”

Quais facilidades a UCS proporciona com sua infraestrutura?
“Além de toda questão de reservar local e equipamentos para produção, a facilidade mais notória que percebi é que a estrutura da UCS tem uma certa praticidade na questão da liberdade ao desenvolver seu projeto, por exemplo, o clipe musical que estou editando para a cadeira de ‘Edição’, eu desenhei o roteiro dele já pensando no estúdio do Cetel, foi um facilitador. E o bom de produzir em estúdio é que tem toda essa questão de controle né, se você faz numa locação em si às vezes tem elementos externos que você não tem tanto controle, além de ser disponibilizado qualquer equipamento enquanto você está usando o estúdio. Mas enfim, é legal ter todo esse amparo da faculdade. E além dessas facilidades também tem a questão de poder trazer equipamentos para fora da UCS sabe, apesar de eu não utilizar muito as câmeras que oferecem, por já possuir uma em casa e já estar acostumado com ela, tem gente que não tem, e é muito legal a UCS permitir que você utilize esses equipamentos fora do campus.”

Qual a importância da ucs disponibilizar equipamentos de gravação para alugar?
“Quando o você precisar fazer algo fora da faculdade/da aula você vai necessitar dessa infraestrutura, esse tipo de coisa é muito importante para o desenvolvimento acadêmico do aluno, é algo que a universidade precisa disponibilizar para que todos tenham uma experiência completa no sua jornada acadêmica. E ainda se precisar você consegue alugar esses equipamentos para projetos pessoais também, eu mesmo já precisei de alguns equipamentos de iluminação para algo que estava produzindo, fui para UCS conversar sobre a possibilidade de fazer isso e fui liberado de usar as luzes, bem tranquilo!”

Como é trabalhar na área ainda sendo um estudante?
“No momento estou trabalhando na área, eu trabalho de editor numa produtora, e antes trabalhava em outra produtora como estagiário, pelo que eu vejo com meus colegas é um trampo que tem mercado e que consegue achar na área sendo estudante, porque principalmente nessa área é muito valorizada a questão do estudante e da pessoa que está procurando evoluir e ganhar experiência né. Se for parar pra pensar é um mercado muito mutável, e normalmente quem tá mais ligado nas mudanças são as pessoas mais jovens, então acaba havendo um mercado para o desenvolvimento disso, mas tenho que fazer uma adendo sobre isso, porque a área de vídeo e de cinema é muito ampla e tem várias áreas dentro dela, o mercado de edição de vídeo ainda é um mercado legal e que tu consegue achar emprego mais fácil, mas na produção em si é um pouco mais complexo, eu vejo aqui em Caxias inicialmente muita dificuldade em você conseguir trabalhar na área de fato, conheço muita gente que tá deslocada de função, que cursa cinema e trabalha com outra coisa nada a ver. Eu tenho sorte por estar trabalhando nisso, mas eu também vejo que um pouco dessa “sorte” é a questão de eu ter ido pra essa área de edição.”

Expectativas e visão sobre a área de audiovisual, principalmente na serra gaúcha.
“Partindo de um plano macro eu acho que a área do audiovisual em geral é um mercado que tende muito a se desenvolver, principalmente a questão mais ligada a publicidade, toda essa área audiovisual que contempla empresas e mercados de propaganda sabe, isso gera muita demanda, principalmente nas redes sociais que agora estão migrando muito pro vídeo, em especial o Instagram que tá entregando muito mais vídeo pros usuários, isso é uma questão muito importante. Só que eu quero destacar a parte ruim também, aqui na serra gaúcha temos esse mercado de vídeo que tende a crescer mais nessa parte publicitária, mas nos últimos dois anos a questão nacional do audiovisual numa visão mais artística do cinema tem sido muito sucateado, e não só o audiovisual, mas também a verba de cultura em si, sendo que o audiovisual, se eu não me engano, corresponde a 23 bilhões do PIB, algo assim. É um número muito grande, e parece que algumas pessoas e principalmente o governo não dão valor e esquecem dessa questão, a cultura é meio defasada e isso é preocupante, porém olhando pelo copo meio cheio ela já foi muito sucateada agora, então acredito que a tendência é melhorar sendo que a situação já está muito ruim.”

Por último, conta sobre o trabalho que mais gostou de fazer na UCS até o momento.
“Eu vou falar rapidinho sobre 4 trabalhos que eu gostei de fazer, o primeiro que acho legal mencionar é um trabalho muito interessante que eu participei em 2019, como assistente de produção ainda na outra faculdade no setor audiovisual, é um curta metragem que ganhou prêmio de melhor filme Cineserra e foi pro festival de cinema de gramado, o filme se chama Depois da meia noite, e foi uma experiência incrível estar dentro de um set com pessoas mais experientes que já trabalham com cinema, tem muito aprendizado sabe. Outro trabalho que eu gostei de fazer que produzi na cadeira de Cinematografia na UCS, é um curta chamado Eu sempre vou te amar que meu grupo teve que fazer na raça, a gente teve uma ideia e depois tivemos que trocar ela, e por isso tivemos que fazer rápido para entregar porque o prazo estava curto, ele foi feito no finalzinho de 2020 na época que a pandemia estava em alta, gravamos rápido e ainda fizemos um desenho de trilha sonora em cima, mas mesmo assim a gente conseguiu colocar em prática, gravamos no estúdio da UCS e o roteiro foi todo escrito com base nesse estúdio, e no fim conseguimos finalizar ele. O terceiro trabalho é um vídeo de crítica que eu fiz de um filme chamado Para sempre Lilya, eu utilizei o estúdio para gravar esse vídeo, mas não é nada muito artístico é só eu falando e algumas imagens do filme, porém é interessante porque você percebe a diferença quando alguém grava um vídeo com uma imagem de qualidade e um cenário bom, já dá uma diferença e um ganho no vídeo. Por último eu queria citar o documentário que estou fazendo no TCC, que é sobre um projeto social o Skate no horizonte que ocorre em Belo Horizonte, só que esse eu não vou poder mandar link porque queremos inscrever o projeto em festivais, mas quando eu puder divulgar ele eu posso mandar para vocês verem!”

Entrevista realizada pelo grupo de alunos da disciplina Gestão de Mídias Sociais, turma AA de 2021.

Autores: Bianca Bertani Signori, Eduardo Gaio, Pedro Henrique Marchioro e Wellynton Silva Lopes.

Deixe um comentário