Para os leitores de plantão que procuram um (ou vários) novos livros para devorar durante as férias, a professora Marliva Gonçalves trouxe algumas sugestões que não podem faltar na sua rotina de leitura.

Confira a seleção preparada pela professora:

1 –  Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

Em um dos maiores clássicos da literatura, o autor narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo. Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século XX.

2 –  O velho e o Mar, de Ernest Hemingway

Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida. Com um enredo tenso que prende o leitor na ponta da linha, Hemingway escreveu uma das mais belas obras da literatura contemporânea.

3 – Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector

Escrito em 1943, o livro mostra o cotidiano de Joana, menina criada pelo pai, já que a mãe, Elza, morrera muito cedo. O contexto mostra a situação do universo feminino da mulher-esposa, da relação do “eu” e do “outro” ou da relação menina-mulher-amante.

4 – Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa

É considerado uma das mais significativas obras da literatura brasileira. O autorfundiu nesse romance elementos do experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda fase do movimento, para criar uma obra única e inovadora.

5 – Capitães da Areia, de Jorge Amado

A obra retrata a vida de um grupo de menores abandonados, que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivendo em um trapiche, roubando para sobreviver, chamados de “Capitães da Areia”.

6 – Comédias da Vida Privada, de Luís Fernando Veríssimo

Da crítica política, passando pela comédia de costumes, até a radiografia dos relacionamentos amorosos, este volume reúne histórias engraçadas, delicadas e confessionais que revelam nossas pequenas e grandes tragédias cotidianas. Os amigos do penúltimo chope, a casa na serra, o lixo da vizinha, praia, férias…

7 – Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Trata-se de um romance publicado em 1932 e que se passa em Londres no ano 2540. O romance antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutiva, hipnopedia, manipulação psicológica e condicionamento clássico, que se combinam para mudar profundamente a sociedade.

8 – O Talentoso Ripley, de Patricia Highsmith

Na história, Tom Ripley sobrevive de trambiques em Nova York. Ele é especialista em forjar documentos, além de ter um talento extraordinário para imitar personalidades e características pessoais. Vive tentando escapar das investidas da polícia nova-iorquina, enquanto sonha com uma vida fácil. Certo dia, o milionário senhor Greenleaf o procura, supondo que Ripley seja um grande amigo de seu filho Dickie. Greenleaf lhe oferece uma viagem à Europa para tentar trazer Dickie de volta aos Estados Unidos – o rapaz leva uma vida mansa no litoral italiano, longe da família. Ripley aceita a missão e começa a fazer planos de como aproveitar a viagem e se dar bem na Europa.

9 – O Som e a Fúria, de William Faulkner

A história acontece na fictícia Yoknapatawpha County, e tem como tema central a história de uma antiga família aristocrática do sul estadunidense, descendente do herói da Guerra Civil dos Estados Unidos, General Compson. O esboço geral da história é o enfrentamento do declínio e da dissolução da reputação da família Compson, e o romance é dividido em 4 seções distintas.

10 – Uma agulha para o diabo – de Ruth Rendell

Mata-se por medo, inveja, ganância, ou mata-se simplesmente por inexplicável compulsão. O cenário pode ser um parque africano, um sinistro cemitério em ruínas, um vilarejo na costa leste da Inglaterra ou as escuras e aterradoras clareiras em Epping Forest. Por tudo isso perpassa o perigo, a profanação, ou o desrespeito à paz dos mortos, o desrespeito à paz dos outros ou, o pior de todos: a fúria de uma mulher abandonada.Situações de mistério, de intriga, de perigo e até de terror. Em cinco contos e uma pequena novela, Ruth Rendell vai compondo suas tramas, com o talento que a consagrou como um dos principais nomes do romance policial da atualidade, com quase cinqüenta obras publicadas em 22 línguas.

11 – Mrs. Dalloway, da Virginia Woolf

O livro é um romance histórico de Virginia Woolf publicado em 14 de maio de 1925,  que narra um dia na vida de Clarissa Dalloway, uma socialite ficcional que vive na Inglaterra pós-Primeira Guerra Mundial. É um dos romances mais famosos da autora.

12 – Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski

Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

13 – Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles

Este conto apresenta uma discussão entre duas jovens que irão a um baile de carnaval, cuja fantasia seria “verde”, daí o nome do conto. Lu, a empregada, já está pronta, mas Tatisa ainda tem de colar as lantejoulas na saia. Por isso, pede a ajuda da empregada, que passa o tempo todo dizendo que vai se atrasar e o namorado “vai ficar uma fera”.

No desenrolar da narrativa aparece o “problema” que vai ser a causa da discussão entre as duas personagens: a simples afirmação “ele está morrendo”, feita pela empregada. A partir daí, mediante falas fragmentadas, o leitor vai enlaçando os fios onde a história é tecida.

14 – A estrutura da bolha de sabão, de Lygia Fagundes Telles

Os oito contos aqui reunidos falam de personagens em descompasso com o mundo ao seu redor. O peso opressivo do passado empurra essas criaturas para o desespero, a apatia, a fantasia ou o crime.

15 – Seminário de Ratos, de Lygia Fagundes Telles

É uma crítica à burocracia, à ditadura e à uma elite que acredita não ser integrante da mesma classe social. A história se passa em uma casa de campo onde estão reunidos os chefes de diversas nações para discutirem sobre a situação dos ratos

Deixe um comentário