Joana Silveira Boff, aluna do último semestre do curso de Publicidade e Propaganda, realizou seu intercâmbio através da disciplina Mobilidade Acadêmica oferecida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), no ano de 2019/2020.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI) oferece a oportunidade dos acadêmicos de diversos cursos de graduação realizarem um ou dois semestres letivos em Instituições parceiras da UCS, espalhadas pelo mundo. Através deste Programa, o aluno é capaz de ter o aproveitamento total ou parcial dos estudos desenvolvidos fora, conforme a análise da coordenação do curso após o retorno do mesmo.

Durante o seu intercâmbio, Joana concluiu dois semestres consecutivos no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Portugal. Lá, seu curso era nomeado como “Publicidade e Marketing” e ela realizou 9 disciplinas em um ano, conseguindo o aproveitamento total de todas elas quando
retornou ao Brasil.

Joana destacou ter sido a melhor decisão que tomou em sua vida. Estudar em um país diferente, conhecer pessoas novas, conviver com diversas culturas e etnias e desenvolver em si mesma o desafio de adaptação a uma língua distinta, foram pontos de destaque em sua estadia em Portugal. Apesar de ser bastante comunicativa, a aluna contou ter passado por dificuldades na universidade, principalmente em relação a sua forma de falar:

“Lá, eles são muito corretos, falam do jeitinho deles, e nós temos que nos adaptar a isto. Apesar da língua ser portuguesa, é português de Portugal, e existem inúmeras palavras que são ditas com significados controversos. Eles não fazem questão de nos entender se falarmos rápido e utilizarmos o gerúndio o tempo inteiro. Quem está em um lugar diferente
somos nós, não eles, então o esforço deve vir do lado de cá”.

Além dos estudos, sua experiência pessoal foi muito forte, e a acadêmica enfatizou diversas vezes que o intercâmbio mudou a sua vida, destacando que:

“Lá eu fui capaz de conhecer a mim mesma, saber dos meus gostos e desgostos pessoais, aprender a me impor, gostar da minha própria companhia, saber ser forte e segurar a barra chamada saudade. Aprendi a me comunicar melhor, a me jogar nas oportunidades da vida e a amenizar os medos que antecedem o primeiro passo”.

No meio disto tudo, Joana contou como foi passar pelo início de uma Pandemia Mundial longe da família e dos amigos:

“Minha cabeça era tomada por um turbilhão de pensamentos, longe da família, em meio a uma pandemia, sem saber se ia poder retornar para casa ou não, sem saber se todos que eu havia deixado estavam bem, ou se estavam apenas querendo me dizer que sim . Mas, por outro lado, eu estava vivendo um sonho, conquistando o mundo e adquirindo a melhor e maior experiência que já tive a oportunidade de usufruir. Entre altos e baixos, vivências e preocupações, no fim de tudo eu consegui vencer esse medo, viver tudo o que eu tinha que viver lá, e retornar para casa com todos os cuidados necessários”.

Por fim, a aluna concluiu que:

“Fui muito feliz nas escolhas que tomei em minha vida. Escolher fazer Publicidade e Propaganda em 2016 foi uma certeza que tive ao longo de todos esses anos. E hoje não mudaria meu curso por nada. Comunicação move o mundo. E eu escolhi fazer parte desta revolução!”

Autora: Joana Silveira Boff

Deixe um comentário