A publicitária e empreendedora Natália Bertuol conta, em uma breve entrevista, como é a vida de uma ex-aluna da UCS e como é sua experiência com seu próprio negócio tão jovem.

Natália trocou uma ideia com os alunos da disciplina Gestão de Mídias Sociais, dos cursos de Publicidade e Propaganda e contou um pouco de sua trajetória e experiências. Confira abaixo as respostas da egressa da UCS.

1) Quem é Natália?

Olá, olá. Sou Natália Bertuol, 25 anos, graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul, com especializações na área do design gráfico, criatividade e inovação.

Apaixonada por criação e pela busca de uma vida mais leve e criativa. Descobri  meu lugar na criação gráfica no meu primeiro emprego, onde fiquei por dois anos e meio, até que resolvi empreender, com meus 22 anos de idade.

Hoje a Hooa é minha maior realização, sou realmente apaixonada pelo meu trabalho e pelo que ele pode proporcionar para meus clientes.

Perfil da Hooa no Instagram

2) De que forma ocorreu sua trajetória até abrir o próprio negócio?

No meu primeiro emprego conheci muito sobre mim, aprendi praticamente do zero sobre a área que atuo. Vivi na prática o dia a dia de agência, com todo encanto da geração de ideias e criação, mas também com toda pressão que existe nesse meio. Foi daí que percebi uma oportunidade de mostrar mais meu trabalho, ser reconhecida também fora da agência, a ponto de conseguir ter um retorno seguindo meus próprios passos.

Escolhi arriscar viver de forma mais leve, atender meus próprios clientes e num formato totalmente novo. Um processo que foi acontecendo aos poucos.

3) Em algum momento pensou que não ia dar certo?

No primeiro momento arrisquei, escolhi as incertezas de um trabalho sem CLT, mas ciente que não teria tanto a perder. Se não fosse dar certo? Iria dar um passo atrás, iria buscar outro caminho. Mas persisti e com trabalho e dedicação venci cada desafio, afinal a tal liberdade que eu sempre quis encontrei nesse caminho.

4) O que é a  Hooa Livres Ideias?

A Hooa é uma empresa que cria, cria artes, cria marcas e identidades. Vivemos em busca de criação, de ação, leveza e propósito. Acreditamos que o design gráfico pode mudar o mundo, pode levar cor, funcionalidade e beleza a tudo que tem contato. O Design transforma o que é comum em algo especial, diferente, usável e mais atraente.

Leveza faz parte de nós!

Atendemos pequenas e médias empresas, que como nós valorizam mostrar seus produtos e serviços de forma leve, com propósito e amor. Nosso foco é em design de marcas, identidade visual, artes digitais, embalagens e rótulos. Enfim, tudo que tem arte gráfica.

De onde veio o nome? ‘’Hooa’’ vem da palavra vietnãmita ‘’hoa’’, significa florescer. E nossa marca tem tudo a ver com isso, estamos aqui para florescer ideias e para transformar o mundo visual das marcas que atendemos!

Algumas identidades visuais criadas pela Hooa

Algumas identidades visuais criadas pela Hooa

5) Qual foi a fase mais difícil da Hooa?

Com toda certeza o momento que mais nos trouxe medos e inseguranças foi o início da pandemia. Nos vimos tão pequenos em meio a tudo aquilo. Os clientes acabaram cancelando projetos já fechados, a quantidade de trabalho reduziu muito. Mas com o tempo, conforme aquilo foi se tornando o ‘’novo normal’’ as empresas passaram a ver a importância da divulgação dos seus serviços/produtos, e acabamos invertendo o ciclo e conquistando um espaço bem importante nesse período, possibilitando inclusive crescimento na demanda e retorno financeiro. Esse retorno possibilitou também a conquista do espaço físico no centro da cidade (antes em home office).

6) Você trabalhou em outra empresa antes da Hooa?

Sim, trabalhei por dois anos e meio em uma agência de design. Onde entrei estagiando e conquistando posteriormente a CLT. Foi uma etapa bem importante da minha vida profissional, foi onde vivi tudo na prática.

7) Que dica você daria para quem está se formando e pensa em abrir seu próprio negócio?

Tens medo? Vai com medo mesmo. Planeje, mas não deixe de arriscar. Só vai saber se dará certo após tentar. Com dedicação e força de vontade tu chegará onde quiseres.

Se liga: segue a Hooa no instagram @hooalivresideias

Entrevista realizada pelo grupo de alunos da disciplina Gestão de Mídias Sociais, segundo semestre de 2021.

Autoras: Andressa Lazzari, Camila Mugnol Verona, Franciele de Carli, Joana Boff e Thalia Piccoli

Deixe um comentário