No ano em que o curso de RP da UCS comemora seu cinquentenário, a EmPartilha marca presença e leva inspiração aos acadêmicos e profissionais da área.

O 36º Congresso Interamericano de Relações Públicas da Confiarp de 2021 surpreendeu ao lançar o 1ª Hackaton de Relações Públicas. Com a proposta de um desafio institucional, acadêmicos e professores de 14 instituições de ensino de todo o Brasil, desenvolveram um plano de comunicação que visou fomentar a elaboração de soluções inovadoras e criativas para a valorização da profissão de Relações Públicas nas sociedades latino-americanas.

A UCS marcou presença com a Equipe EmPartilha, formada pelas alunas do curso de Relações Públicas, Maria Eduarda Almeida de Oliveira, Wémily Olívia, Ana Carolina Formiga, Giulia Berton e Renata Chaielen Tres, e mentoria da professora Jussania de Fatima Albé.

Comandado pela mascote Dona Hacka, o desafio do Hackaton foi uma das novidades trazidas para o congresso. Além das equipes do Brasil, também foi realizado um piloto com uma equipe do Panamá. Além da interação entre os pares,  durante o desafio foram realizados encontros com todos os participantes e mentoria para os grupos com profissionais do coletivo Fantástico Mundo RP.

A jornada do EmPartilha iniciou no dia 11/09/2021, e foi repleta de reuniões de planejamento, conversas e muito estudo, trabalho e dedicação. Foram momentos de expectativa e preparação para a apresentação final. As propostas das equipes finalistas foram apresentadas no último dia do Congresso (29/09), para mais de 13 países de toda a América Latina.

Todo o esforço foi recompensado, a EmPartilha conquistou o 1º lugar na 1ª edição do Hackaton das Relações Públicas. A solução apresentada pelo grupo da UCS irá compor o Manifesto RP, que será escrito ao final do evento pela Comissão Organizadora com representantes das entidades representativas da área. A equipe terá o desafio de implementar a solução proposta nas sociedades latino-americanas, e contará com o apoio logístico do Sistema Conferp.

Essa é uma conquista muito importante, que vem abrilhantar as comemorações do cinquentenário curso de RP da UCS. Reforça a nossa trajetória e contribuição no desenvolvimento e consolidação da profissão.

Você pode conferir a apresentação da EmPartilha e das demais equipes finalistas aqui:

Autora: Giulia Mussatto Berton

Deixe um comentário