Helen Caroline Lopes Forini, 21 anos, formada em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul, artista

participante da exposição coletiva Ausências, no Campus 8 em 2019. Atuante no mercado de trabalho

desde 2017, Helen foi premiada em 2º lugar na 3º Foto Maratona realizada pela NAV em 2020.

Projeto:

A série fotográfica INSIDE, trata de uma produção de autorretratos realizados para o Trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul, apresentado e aprovado com conceito máximo em dezembro de 2020.

Para a realização da série, utilizei meu próprio corpo como suporte e tela para a criaçãode pinturas corporais com tinta neon, feitas também por mim mesma, e criei uma iluminação com duas lâmpadas de luz negra. Para fazer o registro das fotografias, contei com um tripé e com o temporizador da câmera para a concretização dos autorretratos.

A série INSIDE foi dividida em três partes: Fragmentado, Fracionado e Volátil, e as representações feitas em cada imagem têm como objetivo propor uma reflexão sobre o “eu interior” e abordar a questão da busca individual para o preenchimento do vazio. Além de ser uma série carregada de emoções e experiências individuais, apresenta a ideia de inconstância e volatilidade emocional, como uma forma de deixar visível o que carregamos dentro de nós, para além do corpo e das aparências externas que todos podem ver. INSIDE é sobre o invisível.

Fiquei extremamente feliz quando fui selecionada com esse projeto, por ser algo que eu estou me dedicando desde 2019. É gratificante ter esse reconhecimento e também visibilidade para um projeto autoral, além de ser uma ótima iniciativa ter esse programa de incentivo para outros artistas e fotógrafos participarem e receberem esse reconhecimento também.

Deixe um comentário