Na semana destinada às Olimpíadas, nada melhor do que trazer histórias inspiradoras que iniciaram aqui na UCS. Como a do atleta Josias Castanha de Souza, que iniciou na canoagem através do Programa Caxias Navegar, onde foi convocado para integrar a equipe da Associação Caxiense de Esportes Náuticos (ACEN) e hoje, aos 18 anos de idade, faz parte da seleção brasileira de canoagem e possui grandes planos para 2022.

“Eu iniciei na canoagem através da minha irmã. Minha irmã é deficiente e a UCS chamou ela pra fazer natação e aula de canoagem no Navegar. Aí eu fui junto, vi como era e também quis fazer. Dei uma volta no barco com a professora, ela gostou de mim e me chamou. Então me inscrevi no Navegar e comecei. Mas comecei mesmo por causa da minha irmã e pra não ficar na rua, pra fazer alguma coisa, algum esporte.”

Confira o depoimento completo de Josias sobre sua trajetória a partir de uma conversa que, nós da equipe da AEC, tivemos com ele:

“Agora eu estou na Seleção Brasileira, em Capitólio, Minas Gerais. Fui convocado em abril, a partir de uma prova que eu fiz em Cascavel (MG), que me permitiu ser convocado para a seleção. E de agora em diante eu pretendo fazer um ciclo de 3 anos, junto com meus amigos que estão aqui comigo na equipe nacional permanente, até Paris em 2024. Pretendemos fechar esse ciclo juntos nas próximas olimpíadas.”

“O que deixo de aprendizado de tudo isso é a constância. Eu tenho que manter uma constância. Se tu fez uma coisa certo, se o treino foi bom, tu tem que procurar manter isso. É claro que nem todos os dias vão ser bons, mas é importante manter um certo ritmo.”

“Eu fiquei uns 4 ou 5 anos no Navegar, na canoagem pela UCS. Depois fui indicado para fazer parte da equipe da Associação Caxiense do Esporte Náutico, a ACEN. Aí fiz testes e comecei a treinar lá. Foi assim que comecei a gostar e a ter amor pelo esporte. E graças a Deus, ao meu treinador, a família, e a mim mesmo, agora estou aqui na seleção. Treinava e buscava dar mais de mim, me conhecer melhor dentro do esporte.”

Josias também deixou dicas para quem se interessa a  ingressar no esporte: 

“Creio que quem entrar na canoagem não vai se arrepender; é muito bom. Muita gente tem problema em casa, por exemplo, e vai para a canoagem para liberar isso e acaba se tornando um atleta, aprendendo a diferenciar o problema de casa com o trabalho na água. É uma coisa boa estar ali todos os dias, em contato com a natureza.

Minha dica para quem quer começar é conferir como funciona para se inscrever no Navegar e começar. Eu treino todos os dias de segunda a sábado, o dia inteiro, mas eu sou atleta de alto rendimento. Quem começa a treinar vai aos poucos, treinando um dia ou dois na semana. É bem tranquilo: tu começa, vai gostando, treinando, se esforçando… Até que receba indicação para fazer parte de uma equipe. Aí no ACEN sim, é para se formar um atleta de alto rendimento mesmo. Lá a gente aprende o que é treino, campeonato, como conviver com outros atletas e a lidar com a pressão que envolve.”

No final de nossa conversa, Josias também revelou para quem vai sua torcida nessas olimpíadas de 2022: 

“Meu atleta preferido para essas olimpíadas é o Isaquias Queiroz, da canoagem. Ele é o preferido. Acredito que vá trazer o outro para o Brasil.”

Para mais informações sobre o Programa Caxias Navegar, CLIQUE AQUI.

 * A Universidade de Caxias do Sul conta com o Programa UCS Olimpíadas, que possui 10 modalidades esportivas para incentivar a formação de atletas em modalidades olímpicas, além de promover ações voltadas para projetos de formação, esporte de alto nível, esporte universitário e o esporte para atletas com deficiência. Para mais informações sobre o programa, ACESSE AQUI

Deixe um comentário